O que os Assistentes Sociais Fazem? Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
A abordagem social constitui-se em processo de trabalho plane- jado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.
Diante de todo o exposto, conclui-se que o profissional Assistente Social deve possuir as competências e habilidades necessárias para atuação junto ao paciente da área oncológica, haja vista também atuar em conjunto com equipe multidisciplinar na elaboração de planos referentes ao atendimento e atenção ao paciente em ...
O estudo mostrou que a presença de equipes multidisciplinares nos Programas de Rastreamento do câncer melhorava a adesão às diretrizes estabelecidas e diminuía o tempo de realização de exames mais complexos após a presença de um resultado suspeito, o que levaria à diagnósticos precoces em fases iniciais, possibilitando ...
O SEAS é um serviço social de abordagem e busca ativa para identificar a incidência de indivíduos ou famílias que têm seus direitos violados e que utilizam espaços públicos como meio de moradia e/ou de sobrevivência.
Objetivo: Apenas desperte sua atenção e interesse, neste momento não ofereça nada....Ao abordar um cliente na rua, 4 frases são mais que suficientes.
Vinculado à Secretaria de Assistência Social, o Centro POP, geralmente, funciona durante a semana e em horário comercial. Possibilita que a população em situação de rua passe o dia no equipamento e utilize serviços como, banho, refeição, lavanderia, sanitários, emissão de documentos e atendimentos psicossociais.
novembro de 2010 – que reúne orientações aos municípios e Distrito Federal para a inclusão de pessoas em situação de rua no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O Centro Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. Busca-se evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento. ... Ser pessoa Idososa ou pessoa com deficiência que dependa de cuidados.
Moradores de rua são indivíduos que perdem a condição de cidadãos à medida que se dissipam as simbologias que os retratam como tal em adjetivos pejorativos – mendigo, vagabundo, etc.
O senhor Vieira sugere que, em vez do pejorativo "mendigo" ou do equivocado "morador de rua", se passe a usar "pessoa em abandono".
Governo Federal assiste pessoas em situação de rua, por meio de Centros de Referência. Os 228 Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), do país, atendem famílias e pessoas que vivem sem moradia fixa.
Entre os principais fatores que podem levar as pessoas a irem morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental.
Toda pessoa que mora na rua tem direito à vida com saúde, trabalho, educação, segurança, moradia, assistência social e lazer. Em 1948, esses direitos foram reconhecidos por vários países, na Declaração Universal de Direitos Humanos.
Procure o Ministério Público Se mesmo após o aviso nenhuma medida for tomada, você pode e deve procurar o Ministério Público. Eles vão entrar em contato com o Governo Municipal e exigir que soluções sejam tomadas, a fim não só de acolher, mas também acionar medidas protetivas sobre a questão.