O planejamento social é um instrumento de fundamental importância para o desenvolvimento de trabalho do profissional de Serviço Social, pois este tem necessidades de conhecer e compreender a realidade do planejamento para que o profissional consiga realizar intervenções com qualidade.
O planejamento é basicamente um processo de racionalidade. Ele nada mais é do que o exercício de racionalidade e ordenação das ações, inerente ao desenvolvimento do ser humano. O planejamento social proporciona maior interação entre profissionais e sociedade tendo como objetivo as singularidades. ...
O objeto do planejamento da intervenção profissional é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, é o aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual irá formular um conjunto de reflexões e de proposições para intervenção. (A) Apenas I, II e III.
Batista, 2007 defende que o planejamento é o método consciente para ordenar as decisões a serem assumidas, para maior realismo, segurança. Toda a atividade humana que visa atingir conscientemente um alvo necessita ordenar e sistematizar essa ação frente ao tempo a recursos disponíveis.
BAPTISTA (2007), quanto ao processo de planejamento,enfoca que as decisões são explicitadas, sistematizadas, interpretadas e detalhadas em documentos que representam graus de diferentes níveis decisórios.
A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética.
A dimensão investigativa do Serviço Social, segundo Fraga (2010, p. 42), “é o fomento básico do exercício profissional do assistente social que se refere ao movimento de desocultamento do real”. Desse modo, a atitude investigativa possibilita sair do campo do imediato e buscar a essência dos fenômenos.
É um processo sistemático de ações visando investigar/interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico e documental.
Enquanto a atitude investigativa é um movimento constante de busca, questionamentos, debruçamentos, planejamento para atuar na profissão, a ação profissional é consequência e, ao mesmo tempo, subsídio para essa investigação.
O termo PROJETO ÉTICO-POLÍTICO PROFISSIONAL significa uma projeção coletiva que envolve sujeitos individuais e coletivos (daí a ideia de projeto) em torno de uma determinada valoração ética (daí o termo ético) que está intimamente vinculada a determinados projetos societários (daí o termo político, no seu sentido mais ...
São instrumentos diretos: