A contração do ventrículo esquerdo fecha a válvula mitral e impulsiona o sangue pela válvula aórtica até a aorta, a maior artéria do corpo. Esse sangue leva oxigênio a todo o corpo, exceto aos pulmões. A circulação pulmonar é o trajeto entre o lado direito do coração, os pulmões e o átrio esquerdo.
O ventrículo direito bombeia o sangue que recebe sob a baixa pressão através da artéria pulmonaa nos pulmões. O ventrículo esquerdo é a câmara correspondente do inferior esquerdo do coração que recebe o sangue oxigênio-rico do vestíbulo esquerdo que retorna dos pulmões.
O ventrículo esquerdo é mais musculoso porque necessita desempenhar uma força maior na hora de bombear sangue para para abastecer todo o corpo humano enquanto o ventrículo direito tem que ter força suficiente para bombear sangue apenas para os pulmões.
Na hipertensão pulmonar, o lado direito do coração precisa trabalhar mais para empurrar o sangue através das artérias pulmonares. Ao longo do tempo, o ventrículo direito fica espessado e aumentado e ocorre o desenvolvimento de cor pulmonale, resultando em insuficiência cardíaca direita.
Sobrecarga Ventricular Direita (SVD) A SVD pode ocorrer em casos de DPOC grave levando a hipertensão arterial pulmonar ou em casos de doença cardíaca congênita não corrigida levando a sobrecarga de pressão ou volume do ventrículo direito.
Coração grande (cardiomegalia): o que é, sintomas, causas e tratamento. A cardiomegalia, popularmente conhecida como coração grande, não é uma doença, mas é um sinal de alguma outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença das artérias coronárias, problemas nas válvulas do coração ou arritmia, por exemplo.
sobrecarga ventricular direita é uma alteração no eletrocardiograma e não o diagnóstico de alguma doença. Esta SVD pode ser provocada por doenças pulmonares, doenças cardíacas…
Ventrículos são as câmaras do coração cuja função é bombear o sangue para a circulação sistémica, através da artéria aórta, no caso do ventrículo esquerdo, e para a circulação pulmonar, através da artéria pulmonar, no caso do ventrículo direito.
O átrio direito é uma câmera que recebe sangue de diversas partes do corpo, exceto os pulmões. Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário. O ventrículo direito comunica-se com o átrio direito e dele parte a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões.
O ventrículo direito coleta sangue desoxigenado do átrio direito, conforme a valva tricúspide se relaxa, bombeando-o com contrações rítmicas em direção ao tronco pulmonar através da valva pulmonar localizada em seu teto. O sangue então passa para a artéria pulmonar e para o interior dos pulmões.
Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo.
Os ventrículos laterais comunicam-se com o terceiro ventrículo (diencefálico) através dos forames de Monro (interventriculares). A relação entre o terceiro e o quarto ventrículos (infratentorial) faz-se por meio do aqueduto cerebral de Sylvius (mesencefálico).
O terceiro ventrículo é uma cavidade localizada na linha media do cérebro, situada entre o tálamo direito e o esquerdo. O fluido cerebroespinhal entra no terceiro ventrículo vindo dos dois ventrículos laterais, pelo Forame de Monro. O líquido sai do ventrículo através do aqueduto de Sylvius.