EQST

Qual A Funço Do Consea?

Qual a função do Consea?

O Consea é um espaço institucional para o controle social e participação da sociedade na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a realização progressiva do Direito Humano à Alimentação Adequada, em articulação com diferentes setores de ...

O que é a segurança alimentar e nutricional?

Insegurança alimentar é quando o acesso e a disponibilidade de alimentos são escassos. Se uma família não tem acesso regular e permanente à alimentação, em quantidade e qualidade adequadas, ela está em situação de insegurança alimentar.

O que caracteriza a desnutrição?

A desnutrição é um estado físico de nutrição desequilibrada. Quando pensamos na doença, geralmente atribuímos à falta de calorias, proteínas ou outros nutrientes. Isso ocorre frequentemente em áreas do mundo sem acesso adequado a alimentos e água potável.

Quando ocorre a desnutrição?

De maneira geral, podemos dizer que a desnutrição ocorre devido a uma alimentação inadequada ou a uma incapacidade de absorção dos nutrientes ingeridos. A desnutrição pode afetar pessoas de qualquer idade, porém alguns grupos são considerados mais vulneráveis a desenvolvê-la.

Quais doenças a desnutrição pode causar?

Além disso, a desnutrição gera grande perda muscular e de gordura, retardo no crescimento, alterações psicológicas, perda da cor do cabelo, enrugamento da pele, anemia, alterações ósseas, entre outros problemas. Em crianças, é importante lembrar que o desenvolvimento mental e físico fica seriamente comprometido.

Como se classifica a desnutrição?

Classifica-se a desnutrição proteico-energética em leve, moderada ou grave. A classificação é determinada calculando-se a porcentagem do peso esperado em relação à estatura ou à altura esperada utilizando-se padrões internacionais (normal, 90 a 110%; leve, 85 a 90%; moderada, 75 a 85%; grave, < 75%).

O que é desnutrição e como pode ser classificada?

A desnutrição pode ser classificada de acordo com o nutriente que está em falta na alimentação. Kwashiorkor: Carência de proteínas. Marasmo: Carência de calorias. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, existe falta de fontes energéticas e proteínas.

O que é desnutrição crônica?

Desnutrição Crónica (Altura/idade): A desnutrição crónica é definida como baixa estatura para a idade (crianças baixinhas); A baixa estatura para a idade desenvolve-se no período entre a concepção e os dois anos, e dificilmente é recuperada depois desse período.

Como pode ser definido o termo subnutrição?

A ingestão de alimentos em quantidade menor do que a necessária faz com que o organismo gaste suas reservas de gordura para manter o metabolismo do corpo, levando à subnutrição.

Qual a diferença entre a desnutrição e subnutrição?

A desnutrição é uma condição patológica, ou seja, uma doença que é causada pela baixa ingestão de proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios e sais minerais. Pode também ser causada devido a incapacidade ou dificuldade de o organismo absorver os nutrientes. A subnutrição se refere diretamente a má alimentação.

Quais são as causas e os sintomas do marasmo?

Sinais e sintomas do marasmo

  • Ausência de gordura subcutânea;
  • Perda muscular generalizada, permitindo a visualização dos ossos, por exemplo;
  • Quadril estreito em relação ao tórax;
  • Alteração do crescimento;
  • Peso muito abaixo do recomendado para a idade;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Tontura;

Qual a diferença entre kwashiorkor e marasmo?

Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.

Quais são os sintomas do marasmo?

Os sintomas são muito característicos e costumam ser físicos, como por exemplo uma fraqueza muscular, um crescimento desacelerado e o peso muito abaixo do adequado para a idade. Contudo, tontura, fome constante e mal humor, também são sintomas comuns a pacientes com esse problema.

Por que a falta de proteínas leva a um inchaço da barriga?

Devido à redução dos níveis séricos de albumina no ser humano, a grave deficiência de proteína leva a uma menor pressão oncótica. Como resultado, o líquido se acumula nos tecidos, causando inchaço. Pelo mesmo motivo, a deficiência de proteína pode levar ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal.

Qual é o tratamento da desnutrição?

Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais integrais, bem como proteínas magras, ajuda no combate à desnutrição. Alimentos e bebidas ricos em gordura ou açúcar não são essenciais para a maioria das pessoas e só devem ser consumidos em pequenas quantidades.

O que acontece quando não se come proteínas?

Resumo: A deficiência severa de proteínas pode afetar sua pele, causando vermelhidão, pele escamosa e despigmentação. Também pode causar unhas quebradiças e perda de cabelo. Seus músculos são o maior reservatório de proteínas do seu corpo.

O que a falta e o excesso de proteínas pode causar?

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.