Qual a doença do aça? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Atualmente, cerca de 70% dos casos de Chagas têm como pano de fundo o consumo de açaí contaminado. A descoberta é de um grupo de pesquisadores liderado pelo cardiologista Odilson Silvestre, professor na Universidade Federal do Acre (Ufac), e foi publicada no jornal científico Clinical Infectious Diseases.
O que mata o Trypanosoma cruzi?
Pesquisas apontam que o aquecimento acima de 45ºC e a pasteurização são medidas eficazes para matar o T. cruzi. Por outro lado, o simples congelamento dos frutos pode não ser suficiente. Um estudo mostrou que o parasito continuava infectivo após 26 horas de contato com a polpa de açaí congelada.
Como o açaí é contaminado?
O pesquisador explica que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento. "Às vezes são os reservatórios utilizados na produção do vinho de açaí que estão contaminados", conta.
Quem teve Covid recentemente pode tomar açaí?
Pesquisadores canadenses e brasileiros estudam se o açaí pode ajudar no tratamento de pacientes com covid-19. Segundo os responsáveis pelo estudo Michael Farkouh e Ana Andreazza, da Universidade de Toronto, estudos anteriores apontaram que o extrato do açaí pode atuar contra inflamações.
Quanto tempo o Trypanosoma cruzi sobrevive?
cruzi na polpa de açaí submetida a diferentes tratamentos, aliada à preservação da virulência do parasito na mistura mantida por até 24 horas à temperatura ambiente, por 144 horas sob refrigeração (4oC) e por até 26 horas sob congelamento (-20oC) demonstram que a transmissão da DCA por açaí é possível.
Quanto tempo Trypanosoma cruzi sobrevive?
Não existe relação direta entre o açaí e a doença de Chagas. A contaminação está mais relacionada à falta de higienização de onde os frutos são retirados. A professora Vanete reforça que o Trypanosoma cruzi chega a sobreviver 32 horas na polpa do açaí.