Qual a diferença entre adenomiose focal e difusa? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A adenomiose é considerada um tipo de endometriose, pois corresponde ao crescimento do tecido endometrial dentro do músculo do útero. Além disso, a adenomiose pode ser focal, quando se localiza numa determinada região do útero, ou difusa, quando se espalha por toda a parede do útero, deixando-o mais pesado e volumoso.
O que é Miometrial difusa?
A Hiperplasia miometrial difusa, quer dizer: Hiperplasia miometrial = aumento do número de células do miométrio (camada média do útero); Difusa = "espalhada", por toda a parede do miométrio.
Quais as dores causadas pela adenomiose?
Os dois sintomas mais comuns da adenomiose são menstruação abundante e forte dor pélvica. Durante o ciclo menstrual, as células incrustadas na parede uterina são estimuladas, o que causa cólicas menstruais e sangramento mais grave do que o habitual.
É possível engravidar tendo endometriose e adenomiose?
Apesar de ser um pouco mais difícil, é possível engravidar, mesmo com adenomiose. Estimativas indicam que 14% das mulheres inférteis têm essa patologia. Com o tratamento devido, existem chances de a gravidez ocorrer.