A gastrite erosiva é aquela que provoca pouca inflamação, mas causa erosão da parede do estômago, levando à perda da mucosa. A gastrite erosiva também pode levar à formação de úlceras e sangramentos. Na gastrite não-erosiva, ainda existe mucosa presente, mas a mesma encontra-se muito inflamada.
Nas gastrites agudas causadas por álcool ou medicamentos e nas gastrites causadas pela bactéria HP, tratamentos de uma a duas semanas são habitualmente suficientes. Pacientes mais sintomáticos, no entanto, podem ter a necessidade de tratamentos mais longos, com cerca de um a dois meses.
Tratamento de Gastrite
Já a esofagite denota a inflamação do esôfago e é o resultado da Doença do Refluxo Gastro-Esofágico (DRGE). A DRGE já atinge um número expressivo de pacientes e se não tratada pode evoluir para doenças graves com úlcera ou estenose esofágica, esôfago de Barret e o câncer de Esôfago.
Sintomas de refluxo
A gastrite nervosa também pode ser tratada com ajuda de remédios naturais, como os chás de camomila, flor de maracujá e alfazema, que funcionam como calmantes naturais.
São muitos os benefícios que o chá de erva-doce promove à saúde, graças às suas propriedades, que são: diurético, anti-inflamatório, antiespasmódico, relaxante, estimulante, antioxidante, antirreumático e vermífugo.