Qual A Data Do Golpe Militar No Brasil?

Qual a data do golpe militar no Brasil

A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.

Movimento Sindical Democrático (MSD)

No entanto, em 31 de março, o comandante Olympio Mourão Filho uniu os militares da 4ª Região Militar em Juiz de Fora e marchou em direção ao Rio de Janeiro com o objetivo de destituir João Goulart. 

O presidente João Goulart chega a buscar apoio viajando do Rio de Janeiro para Brasília em 1º de abril de 1964, mas desistiu de um confronto contra os militares ao saber que aliados como Leonel Brizola e Miguel Arraes, governador de Pernambuco, estavam presos.

Entre as principais justificativas para o golpe estava uma possível ameaça comunista representada pelo presidente João Goulart. A atividade militar foi apoiada por uma coligação formada por empresários, latifundiários e empresas de capital estrangeiro.

A Redemocratização

A Redemocratização

Dois meses depois, o presidente foi mal visto após solicitar a aprovação do pedido de Estado de Sítio, motivado pelo discurso de Carlos Lacerda, que defendia um golpe contra Jango. Vale ressaltar que o governante tem direito de solicitá-lo quando o Estado Democrático de Direito está ameaçado. Diante dos comentários negativos sobre o pedido, Goulart o retirou. 

A Igreja Católica estava dividida: os grupos mais tradicionais apoiavam o governo, porém os mais progressistas criticavam a Doutrina de Segurança Nacional.

Enquanto João Goulart iniciava sua viagem de volta, os ministros militares expediram um veto à posse de Jango, pois sustentavam que ele defendia ideias de esquerda.

Juventude Universitária Católica (JUC)

Geisel escolheu como seu sucessor o general João Baptista Figueiredo, eleito de forma indireta. Figueiredo assumiu o cargo em 15 março de 1979, com o compromisso de aprofundar o processo de abertura política.

Contudo, em 1963, Jango antecipou a votação e a população decidiu, por meio de um plebiscito, que o regime presidencialista deveria ser instaurado, o que permitiu que ele governasse plenamente. A partir desse momento, os grandes empresários começaram a se preocupar com as medidas que Goulart poderia tomar para atenuar a crise econômica que o Brasil vivia já há algum tempo. 

Vernon Walters

Vernon Walters

Em consequência disso, houve uma grande mobilização de opositores ao governo em São Paulo, chamada de Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que aconteceu no dia 19 de março daquele mesmo ano. Nesse momento, o Golpe já estava programado para o dia 10 de abril. 

O aumento do juros no sistema financeiro internacional, elevou o juros da dívida externa brasileira. Isto obrigou o governo a tomar novos empréstimos aumentando ainda mais a dívida.

Videoaulas

Mais de 1 milhão de novas moradias, financiadas pelo Banco Nacional de Habitação (BNH), foram construídas em dez anos de governo militar. Falava-se em "milagre brasileiro" ou "milagre econômico".

Logo depois, grande parte das forças de oposição resolveu participar das eleições indiretas para presidente. O PMDB lançou Tancredo Neves, para presidente e José Sarney, para vice.

O forte clima de tensão foi agravado com o discurso do deputado Márcio Moreira Alves, que pediu ao povo que não comparecesse às comemorações do dia 7 de setembro, como forma de protesto contra o Regime.

Auro de Moura Andrade

Isto não interessava aos militares e setores da direita. Por isso, parte da sociedade organiza passeatas como a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, apoiada pela Igreja Católica, como resposta às propostas de Goulart a fim de marcar as diferenças entre o governo e a oposição.

Assim, de forma inconstitucional, os militares tomaram o poder e assumiram o comando do Brasil na noite do dia 31 de março de 1964. O governo iniciado naquele dia permaneceu por 21 anos à frente do país.

A concentração de poder

Ao saber que seus colegas Leonel Brizola e Miguel Arraes estavam presos — e que se opôr poderia ocasionar uma Guerra Civil, já que os Estados Unidos apoiavam o Golpe Militar —, Jango viajou para Porto Alegre e, em seguida, exilou-se no Uruguai. 

O clima de polarização aumentava a cada dia. Representantes dos trabalhadores, a CGT (Comando Geral dos Trabalhadores) tentou articular uma greve geral com apoio do governo.

O que seria uma intervenção militar no Brasil?

Ditadura militar brasileira ou Quinta República Brasileira foi o regime instaurado em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. ... O regime adotou uma diretriz nacionalista, desenvolvimentista e de oposição ao comunismo.

Qual é o argumento do documento para a defesa do golpe de 1964?

Resposta: O caminho que levou ao golpe de 1964 começou a ser trilhado com a posse de João Goulart (Jango) em 1961. Criaram-se diversos obstáculos à posse de Jango como presidente, que só assumiu porque foi implantado às pressas um sistema parlamentarista que reduzia os poderes do Executivo.

Qual das opções abaixo não foi motivo de críticas da UNE ao governo Vargas?

Qual das opções abaixo NÃO foi motivo de críticas da UNE ao governo Vargas? A relutância do governo brasileiro em tomar uma postura contra o eixo durante a Segunda Guerra Mundial. A situação antidemocrática pelo qual o governo Vargas se estabeleceu e permaneceu durante tantos anos.

Qual das alternativas abaixo aponta características do regime militar brasileiro vigente no período de 1964 a 1985?

Uma das características apresentadas pelo regime militar brasileiro foi o bipartidarismo, como forma de eliminar o pluripartidarismo, uma das características da democracia na política.