Calendário básico de vacinação (crianças) - 2012
Vacinação aos 5 anos
Como aliviar as reações mais comuns das vacinas
De modo geral, os sintomas costumam aparecer em até 48 horas após a vacina. Se forem persistentes, durando mais de dois dias, devem ser comunicados ao pediatra.
Febre alta ocorre em menos de três crianças a cada mil vacinadas. Sonolência em 30% a 52,2% das crianças vacinadas. Tem início nas primeiras 24 horas e pode persistir por até 72 horas após.
No geral, não há efeitos colaterais intensos devido a imunização, embora alguns sintomas leves possam surgir de acordo com cada paciente. Mesmo assim, a vacina contra a doença pode causar vermelhidão, dor, inchaço ou sensibilidade no local da aplicação, febre, sonolência nas primeiras horas e irritabilidade.
A técnica e a via de aplicação exigida para esta vacina: Via de aplicação intramuscular profunda. Em crianças menores de 2 anos de idade, a injeção deve ser feita no vasto lateral da coxa. E para os maiores de 2 anos, a região deltóide é a preferencialmente, utilizada.
A vacina DTP é contraindicada para crianças a partir de 7 (sete) anos de idade. Na indisponibilidade da vacina DTP, como reforço administrar a vacina penta. Esquema: Administrar 3 (três) doses, aos 2 (dois), 4 (quatro) e 6 (seis) meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses.
A vacina DTP/DTPa ajuda a proteger contra difteria, tétano e coqueluche. As vacinas DTP/DTPa podem ser fornecidas em vacinas combinadas que também ajudam a proteger contra outras doenças.
9 anos. Vacina HPV (meninas), que protege contra a infecção pelo Papiloma Vírus Humano, que além de ser responsável pelo HPV, previne o câncer do colo de útero em meninas: deve ser administrada em 3 doses no esquema 0-2-6 meses, em meninas.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que a vacina DTP (contra difteria, tétano e coqueluche), a partir dos dois anos de idade, de acordo com o Manual de Normas do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, de 2001, pode ser aplicada tanto no músculo do braço (deltóide) quanto no do ...
É feito com três doses de DTP (vacina contra tétano, difteria e coqueluche, adequada para crianças), aos dois, quatro e seis meses, seguindo-se de um reforço aos 15 meses e outro entre quatro e seis anos de idade.
A vacina DTP/DTPa ajuda a proteger contra difteria, tétano e coqueluche. As vacinas DTP/DTPa podem ser fornecidas em vacinas combinadas que também ajudam a proteger contra outras doenças.
DPT ou DTPa é a vacina contra difteria, coqueluche e tétano. A vacina tríplice de células inteiras (DPT) contém toxóide diftérico, toxóide tetânico e suspensão de Bordetella pertussis inativada.