Quais So Os Tipos De Ossos Existentes No Corpo Humano?

Quais so os tipos de ossos existentes no corpo humano

Os ossos formam o sistema esquelético do corpo humano, e são responsáveis pela rigidez somática, armazenamento de diferentes micronutrientes e por abrigar a medula óssea. Eles produzem ainda as hemácias e as várias formas de leucócitos, e participam do contorno estrutural e do movimento. Os ossos são essenciais para a postura bípede que os humanos têm desde o último grande avanço evolutivo.

As articulações

Os ossos do esqueleto humano fazem parte do sistema de tecidos conectivos, um dos mais extensos do organismo. Em geral, esse sistema consiste de tecido colagenoso ou fibroso, ou de ambos, mas os ossos do corpo humano contêm, além disso, materiais minerais que lhes dão dureza.

A coluna cervical possui um grande grau de mobilidade, incluindo flexão, extensão, flexão lateral e rotação. Veja mais informações sobre a coluna cervical e as vértebras cervicais abaixo:

Os ossos do esqueleto humano devem ser suficientemente duros e fortes para suportar o peso e a pressão a que estão continuamente sujeitos, a tensão produzida pelo movimento por parte dos músculos e tendões, e os golpes acidentais que recebem. O desenvolvimento do esqueleto humano não termina com a maturidade. A infância é o período de maior crescimento em tamanho, resistência e forma do osso, mas a formação é um processo diário, que continua ao longo de toda a vida.

Coluna vertebral

→ <strong>Coluna vertebral</strong>

Suturas – Essas articulações são formadas por fibras de tecido conjuntivo denso. Elas não permitem nenhum movimento (sinartroses). Exemplos incluem as articulações entre os ossos do crânio adulto.

Quanto à sua classificação, os ossos podem ser divididos em quatro classes diferentes, principalmente quanto ao seu formato. São eles: ossos longos, ossos curtos, ossos planos e irregulares.

Função do sistema esquelético

No corpo humano de um adulto existem um total de 206 ossos. Eles variam muito em dimensões, sendo o menor deles encontrado na orelha média e o maior, na coxa.

Os ossos que formam o esqueleto humano se originam de pequenas células de forma irregular, chamadas osteoblastos, que, acredita-se, provenham do sistema de tecido conectivo. Durante as primeiras etapas da formação do osso, essas células fabricam uma substância mole que se deposita ao redor delas, dentro da qual encerram material animal chamado osteína ou gelatina.

Desenvolvimento do esqueleto humano

Desenvolvimento do esqueleto humano

A superfície lateral do crânio possui um ponto conhecido como ptério, onde quatro ossos do crânio se encontram (esfenoide, tempoal, frontal e parietal). Esse ponto fica no tajeto da divisão anterior da artéria meníngea média.

Os ossos dos membros superiores são constituídos pela espádua e os ossos do braço. A espádua é formada pelo omoplata e pela clavícula. O osso do braço é o úmero, cuja extremidade superior, esférica, está situada numa cavidade da espádua. Os ossos do antebraço são dois, o rádio e o cúbito(também chamado de ulna).

Anatomia do esqueleto humano completo – ossos do corpo humano

Os ossos nasais formam as estruturas ósseas da parte proximal do nariz, e os ossos frontais se fundem a eles superiormente. Os ossos nasais direito e esquerdo se fundem na linha média, formando a glabela.

Já nos adultos, a osteomalácia ocorre quando a falta de cálcio e fosfato leva à mineralização deficiente do osso. A densidade óssea se reduz e o osso se torna macio.  

Lista de exercícios

A espinha ilíaca anterior superior (EIAS) é a origem do ligamento inguinal, e o tubérculo púbico é seu ponto de inserção. A artéria femoral é encontrada um centímetro abaixo do ponto médio desse ligamento. O anel profundo é encontrado no ponto médio do ligamento, logo acima da artéria.

Os dentes formam uma articulação em gonfose com a maxila e a mandíbula. Um adulto possui 32 dentes: 8 incisivos (quatro na arcada superior e quatro na arcada inferior), 4 caninos (dois em cada arcada), 8 pré-molares (quatro em cada arcada) e 12 molares (6 em cada arcada – incluindo o dente siso). Eles são facilmente localizados e todos possuem funções definidas. Os incisivos cortam e fatiam os alimentos. Os caninos destroem e rompem a comida, e os pré-molares e molares amassam os alimentos.

Crânio

Alguns dos vasos sanguíneos encontram-se na medula ou centro do osso, outros atravessam o periósteo através de orifícios, os forames, e entram num sistema de canais chamados canais de Havers, que se ramificam no caminho até as células ósseas, permitindo aos vasos sanguíneos levar as substâncias nutritivas necessárias ao crescimento e reparação dos ossos.

A parte óssea inferior da boca é chamada de mandíbula. O côndilo mandibular se articula com a face articular do osso temporal. A articulação temporomandibular (ATM) é capaz de protrair e retrair, bem como elevar e deprimir a mandíbula. A ATM é a única articulação sinovial encontrada no crânio. O ramo da mandíbula é a parte inferior ao côndilo, e forma sua borda posterior. O ângulo é onde a “quina” da mandíbula se encontra, e o corpo é a mandíbula em si, onde se prendem os dentes. O forame mandibular é uma abertura na superfície interna do ramo, que permite a entrada do ramo alveolar inferior do nervo mandibular (um ramo do nervo trigêmeo), para inervar os dentes da arcada inferior.

Quantos ossos tem o esqueleto do corpo humano?

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade.

O que é o sistema esquelético e suas funções?

O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais. Sabemos que a locomoção só é possível graças a uma ação coordenada de ossos, músculos e articulações.