9.
5 RISCOS AMBIENTAIS QUE VOCÊ PRECISA SABER
O Ministério da Economia, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora 9 (NR-9), NR-12 e da Portaria no 25/1994, classifica os riscos ocupacionais em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador principalmente pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo ...
Os tipos de agentes químicos são:
10 produtos químicos absurdamente perigosos
Classes de produtos perigosos Classe 3 – Líquidos Inflamáveis; Classe 4 – Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, liberam gases inflamáveis; Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos; ... Classe 9 – Substâncias e artigos perigosos diversos.
Segundo os especialistas em química, o nitrato de amônio, ao entrar em contato com o ar e o calor, pode gerar gases tóxicos – que podem provocar náusea e irritação nos olhos, na garganta e na pele. ...
Os compostos corrosivos, como ácidos inorgânicos, bases e mais potencialmente perigosos devem ser armazenados sempre na parte inferior da bancada (prateleira). O mesmo deve ser feito com os produtos inflamáveis e explosivos, os quais devem manter boa distância dos oxidantes.
Deve-se guardar no laboratório somente quantidades mínimas de produtos químicos. Em se tratando de reagentes líquido, manter 1 ou 2 litros no máximo. Para sais não perigosos 1 Kg e para sais reativos ou tóxicos limitar-se a algumas gramas. Quantidades maiores devem ser estocadas apropriadamente no almoxarifado.
Lembrando que, a obrigatoriedade de observância de normas técnicas no armazenamento e rotulagem de produtos químicos é advinda do DECRETO Nº 2.
A NR 26 determina que produtos químicos devem ser identificados como perigosos à segurança ou saúde dos profissionais. Estes riscos podem vir das características físico-químicas ou toxicológicas dos produtos.
Pesquise on-line por informações de segurança sobre nossas marcas, incluindo LOCTITE®, BONDERITE®, TECHNOMELT®, TEROSON® e AQUENCE®. Você pode encontrar fichas de segurança (FISPQ) de duas maneiras: Pesquise no Nosso Website. Muitas fichas de segurança (FISPQ) podem ser encontradas pesquisando no nosso site.
LOCAIS DE ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS QUÍMICOS
Produtos químicos não podem ser estocados de forma simples, como organizados em ordem alfabética ou numérica e pronto. Eles devem receber atenção especial. Em primeiro lugar, é necessário separá-los e guardá-los com base em suas compatibilidades.
-Armazene os produtos em recipientes bem fechados e em local fresco e seco; -Para ter acesso aos produtos e necessário ter recebido orientações sobre os mesmos; -Se houver vazamento de produto no local, limpe imediatamente; -Feche as embalagens após o uso.
Manter as mercadorias na embalagem original Para preservar a qualidade e a integridade dos produtos e armazenar suas mercadorias com maior segurança, é necessário mantê-las na embalagem original, tomando os devidos cuidados no manuseio, para que elas não apresentem problemas.
EMPILHAMENTO. Os produtos devem ser organizados de forma que haja amplo espaço para manuseio e/ou movimentação, bem como arejamento entre as pilhas, não devendo ser encostados nas paredes e teto.
De acordo com a norma, considera-se líquido combustível todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70°C e inferior a 93,3°C. A armazenagem deste material deve ser feita em tanques de combustível, geralmente feitos de aço ou concreto.
Como dito, a temperatura é uma das partes mais importantes do armazenamento. Portanto, os alimentos devem permanecer dentro do refrigerador por poucos dias para que não se deteriorem rapidamente. Por exemplo, na geladeira, as sobras de comida (arroz, feijão, pizza, legumes, etc) ficam conservadas por até três dias.