Quais so os fungos fitopatognicos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Fungos fitopatogênicos são aqueles que, assim como endófitos, habitam no interior dos tecidos vegetais. No entanto, os micro-organismos denominados como fitopatogênicos, diante de estresses bióticos e abióticos, tornam-se patógenos e causam doenças nas plantas por meio de distúrbios em seu metabolismo celular.
Que tipo de fungos estão contidos no grupo dos Mitospóricos?
Assim, estudiosos criaram um sistema de classificação para o grupo, referido antigamente como Deuteromycetes (deuteromicetos), Deuteromycotina, fungos imperfeitos, fungos assexuais, fungos mitospóricos, entre outros. ... Estes fungos estão presentes no solo, água e ar; há registros em regiões polares e áreas vulcânicas.
O que é a fase Teleomórfica do fungo?
Os fungos fitopatogênicos podem apresentar frutificações de duas naturezas, ou seja, a da forma teleomórfica, antigamente denominada "forma perfeita" ou sexuada e frutificações assexuadas ou clonais, antigamente denominadas "forma imperfeita" e hoje, anamórfica.
Como são formados os Conidios?
Os conídios são formados por células conidiogênicas, presentes nos conidióforos, que são prolongamentos de hifas modificadas, com função reprodutiva. Os conídios podem ter diferentes formas, tamanhos e cores, podem possuir ou não a superfície texturizada, ornamento ou septo.
Como os fungos podem ser classificados?
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
Quais as fases dos fungos?
A reprodução nos fungos acontece de modo específico a cada grupo, onde o ciclo de vida é representado por duas fases: sexuado, ou teleomorfo e assexuado, ou anamorfo.
Quais são as classificações utilizadas para os tipos de fungos?
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
Quais são os filos do Reino Fungi que estão os fungos patogênicos e oportunistas de maior importância médica?
Os fungos de importância médica pertencem a quatro filos:
Ascomycota - Reprodução sexuada em um saco chamado de ascos com produção de esporos (ascósporos) (figura 1).
Basidiomycota - Reprodução sexuada em um saco chamado de basídio com a produção de basidiósporos (figura 2).
Mais itens...•15 de abr. de 2017
Quais são as características gerais dos fungos fitopatogênicos?
Reino Fungi, Subreino Dicarya eucarióticos, unicelulares ou filamentosos, aclorofilados, crista mitocondrial plana, heterotróficos (nutrição adsortiva), com reprodução assexual e sexual, constituído de parede celular com presença de quitina ou quitasina, e com ausência de flagelos em todos os estádios de seu ciclo de ...
Como ocorre a formação dos Mitosporos?
Conídio, mas também "mitosporo" ou "conidiósporo", é a designação dada em micologia aos esporos formados por mitose e responsáveis pela reprodução assexuada de alguns grupos de fungos. ... A análise da morfologia dos conidióforos é utilizada para identificar espécies de fungos.
Como se formam os ascósporos?
Ascósporos são formados no interior de uma estrutura especial denominada asco. Inicialmente o asco é uma célula com dois núcleos n (dicariótica), que se fundem originando um núcleo 2n (diplóide). Este sofre meiose, formando quatro núcleos haplóides. ... Em substrato, desses ascósporos nascerão novas hifas e novos ascos.
Quais as três classificações dos fungos?
Os fungos costumam ser classificados em três grupos taxonómicos embora sejam considerados quatro: os Zigomicetos, os Ascomicetos, os Basidiomicetos e os Fungos imperfeitos. Estes últimos não são um verdadeiro filo mas um grupo de fungos cujas estruturas sexuadas não estão bem identificadas.
Quais são as classificações dos fungos?
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
Quais etapas principais do ciclo reprodutivo sexuado de um fungo?
A reprodução sexuada ocorre em três etapas: plasmogamia, cariogamia e meiose.
Como é o ciclo de vida de um fungo?
No ciclo de vida dos fungos geralmente há duas fases que se alternam, distinguindo-se uma fase assexual (envolve apenas mitose) e uma fase sexual (envolve meiose), em ambas há a formação de células especializadas, os esporos.
Quais são os grupos de fungos?
Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. Atualmente há cerca de 100 mil espécies de fungos conhecidas.
Quais são as principais características dos fungos?
Os fungos pertencem ao reino Fungi, uma das características dos fungos é que eles são seres eucariontes, com apenas um núcleo e podem ser unicelulares (leveduras) e pluricelulares (cogumelos). Eles também são seres heterotróficos, ou seja, não sintetizam o próprio alimento.
Como ocorre o processo de reprodução dos fungos?
A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio. Esse, por sua vez, é a parte vegetativa do fungo.
Como é formado um Basidiósporo?
Basidiósporo é a denominação dos esporos produzidos sexuadamente por fungos do filo Basidiomycota. O processo de produção desses esporos se dá através da cariogamia dos núcleos haplóides de hifas conjugadas nas lamelas dos basídios.