EQST

Quais So Os Fatores Determinantes Sociais Da Sade?

Quais são os fatores determinantes sociais da saúde?

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Quais são as condições socioeconômicas culturais e ambientais que compõem o modelo de determinação social da saúde?

As condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais formam o contexto sociopolítico responsável pela estratificação dos grupos segundo os níveis de renda, escolaridade, profissão, sexo, gênero, local de moradia e outros fatores.

O que são Macrodeterminantes sociais?

Finalmente, no último nível estão situados os macrodeterminantes relacionados às condições econômicas, culturais e ambientais da sociedade e que possuem grande influência sobre as demais camadas.

O que foi o modelo de determinação social da Doença?

O modelo da determinação social da doença não nega a atenção individual quando necessária, mas ela é contextualizada numa relação entre cidadãos. Para sintetizar essa discussão de qual modelo é mais apropriado à realidade atual, observe a seguir, as diferenças entre o modelo da determinação social e o modelo biomédico.

Como se caracteriza o modelo mágico religioso?

Modelo Mágico-religioso ou Xamanístico: Concepção de Doença: gerada por causas sobrenaturais. A pessoa ou a comunidade transgrediu uma lei divina. Concepção de Saúde: “fazer as pazes” com as divindades. O cuidado é liderado por Sacerdotes ou Xamãs, que têm proximidade com as divindades.

Quais são os principais fatores produtivos?

Existem três tipos vitais de fatores de produção, são eles: terras, o trabalho e o capital. Sem esses é praticamente impossível o andamento eficiente de uma cadeia produtiva. Atualmente, temos também como alguns dos principais fatores o gerenciamento, máquinas, materiais e mão-de-obra.

O que são iniquidades sociais?

Iniquidades sociais, portanto, são carências determinadas socialmente, que condicionam a existência de pessoas, grupos e populações, as quais são caracterizadas por desigualdade de acesso, ou ao não acesso, a bens materiais e imateriais, patrimônios humanos, responsáveis por proporcionarem um patamar de vida humana ...