Equipamentos de proteção coletiva
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
Os riscos ergonômicos se referem aos eventos que interferem no equilíbrio dentro do ambiente de trabalho, em especial as atividades relacionadas ao conforto e bem-estar. Um ambiente ergonomicamente correto possui estruturas externas e objetos individualizados que garantem as recomendações de segurança e comodidade.
Os riscos mecânicos são os relacionados à desorganização ou algum processo que pode acarretar em acidentes e danos à integridade física e saúde dos colaboradores.
Os riscos de agentes de acidentes (mecânicos) ocorrem em função das condições físicas (do ambiente físico de trabalho) e tecnológicas impróprias, capazes de colocar em perigo a integridade física do trabalhador.
Além dos riscos mecânicos, que são mais enfocados neste trabalho, as máquinas podem representar outros riscos aos trabalhadores (ruído, calor, vibração, radiação, etc) conforme discriminado no roteiro para avaliação de riscos ao final do texto.
Agentes Mecânicos: São as condições de insegurança, que podem existir nos locais de trabalho, capazes de provocar lesões a integridade fisica do trabalhador, danos materiais em maquinas e instalações.
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo ...
Segundo a bibliografia consultada, os mecânicos de veículos automotivos de grande porte estão sujeitos a riscos ocupacionais, tais como: os riscos químicos; riscos físicos; os riscos ergonômicos e psicossociais; e por último, os riscos de acidentes.