Bastante popular no noticiário desde o início da pandemia, a sigla EPI – que significa equipamentos de proteção individual – é uma velha conhecida de quem trabalha com segurança do trabalho. Os EPIs na construção civil são ótimos exemplos disso!
Você sabia que a validade do CA não é a mesma validade do EPI? É possível utilizar o EPI com validade do CA vencido? De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em nota técnica emitida é permitido a utilização do EPI c…
O calçado de segurança serve para proteger os pés contra lesões causadas por queda, deslizamento e choque de objetos pesados, mas também como proteção contra cortes provenientes de objetos cortantes.
Só assim é possível prevenir os riscos existentes no ambiente de trabalho, promovendo maior produtividade e qualidade de vida para todos – e isso é importantíssimo para qualquer empresa, não é mesmo?
O ruído existente nas obras é uma preocupação que deve estar em conta. As Normas de Trabalho indicam a utilização de protetores auriculares para a exposição a um nível de ruído acima de 85 decibéis.
É preciso lembrar que o protetor auricular e o capacete são itens obrigatórios em todas as funções do canteiro de obras. Confira abaixo quais são os Equipamentos de Proteção Individual mais comuns na construção civil e suas funções:
Esses dados preocupantes quase sempre podem ser relacionados às negligências das normas de trabalho e segurança, como a falta de preparo e treinamento adequado para os profissionais ou o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual defasados e com defeitos.
A NR-18 tem uma série de definições, mas ela é quem cria atividades muito importantes, como o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), determina sistemas de Proteção Contra Incêndio e a criação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA nas, também conhecida como CIPA.
Para a empresa, a falta do uso de EPIs pode acarretar problemas trabalhistas – com o funcionário entrando na Justiça por conta dos acidentes causados em ambiente de trabalho.
Entre elas, existe a Norma Regulamentadora nº 6, que é responsável pela regulamentação dos equipamentos de proteção individual.
É importante lembrar que todos os trabalhadores que estiverem expostos a um ambiente de obra devem utilizar os equipamentos de proteção individual, independentemente de sua função ou hierarquia.
Entre elas, um ótimo exemplo são equipamentos de proteção coletiva (EPC), que incluem sinalização, tiras refletivas, fitas, cavaletes, cones, placas e proteção contra incêndios.
Iniciativas como a criação de uma CIPA, além da organização de uma Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), são pontos importantes nessa estratégia.
Precisando de Equipamentos de Proteção Individual? O Mundo Linha Viva é especializado! Com foco e atendimento personalizado, somos hoje uma das empresas mais procuradas quando o assunto são EPIs, uniformes e ferramentas. Nossos consultores comerciais estão prontos para solucionar qualquer suas dúvidas sobre o tema. Clique aqui, encontre uma vasta linha de produtos de segurança a sua disposição e compare nossos preços. São diversas opções para construção civil, indústria alimentícia, prestadores de serviços e outros profissionais.
Não é à toa: a sigla EPI serve para denominar um conjunto de equipamentos que todo trabalhador deve usar para se proteger dos riscos de sua atividade.
Assim sendo, os principais Equipamentos de Proteção Individual – EPIs que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:
Principais equipamentos de proteção individual utilizado por pedreiros
A Norma Regulamentadora de número 6 é uma disposição complementar ao capítulo V da CLT, que versa a respeito da segurança e da medicina do trabalho. A NR 6 estabelece um conjunto de regras para a utilização de EPIs nas empresas, a fim de assegurar a proteção dos trabalhadores durante sua jornada laboral.