Resposta. Cabeçalho, objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, recursos didáticos, metodologias de avaliação, referências.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
Os procedimentos de ensino referem-se às ações, métodos, modalidades, técnicas, atividades que dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula, ou seja, contribuem para o desenvolvimento das unidades abrangendo os conteúdos selecionados pelo professor, no momento de elaboração de seu plano de ensino.
BENEFÍCIOS DO PLANO DE AULA
Além de auxiliar os educadores na condução de aulas mais eficientes e dinâmicas, o planejamento pedagógico proporciona a troca de experiências e de ideias entre os professores e coordenadores pedagógicos.
O Plano de Ensino é um plano de ação; é o registro do planejamento das ações pedagógicas para o componente curricular1 durante o período letivo. É um instrumento didático-pedagógico e administrativo de elaboração e uso obrigatórios.
As etapas necessárias para um bom planejamento são o conhecimento da realidade, a elaboração, a execução, a avaliação e o aperfeiçoamento do plano. Os componentes básicos de um plano são objetivos educacionais e instrucionais, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino e avaliação.
Os principais elementos que compõem um planejamento são: missão, visão de futuro, valores, cenários, objetivos estratégicos, indicadores e metas. A missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser, seus clientes e os serviços que presta.
Conhecimento da realidade – para poder planejar adequadamente a tarefa de ensino e atender às necessidades do aluno é preciso, antes de mais nada, saber quem se vai planejar. Por isso, conhecer o aluno e seu ambiente é a primeira etapa do processo de planejamento.
O planejamento da ação didática
São etapas fundamentais do Planejamento Didático: A. a seleção de conteúdos, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação. ... a definição do planejamento curricular, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
A função do planejamento anual para a escola Ele busca explicitar o que se espera de cada professor e turma ao final do ciclo anual de ensino e os métodos que serão utilizados. A elaboração deve levar em conta as metas e objetivos da escola, tomando decisões que direcionem o ensino para o caminho desejado.