Lista de alimentos ácidos
Entre os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação apesar de serem ácidos, estão:
“Podemos citar pimentão, pimenta, chá preto, café preto (evitar o consumo de várias xícaras durante o dia), bebidas alcoólicas, molho de tomate, vinagre, limão, temperos prontos, chocolate, pipoca e amendoim”, diz a médica. Para os três últimos alimentos, recomenda-se o consumo apenas uma vez por semana.
Entenda aqui um pouco mais sobre como a hortelã ajuda contra a má digestão e melhora a Síndrome do Intestino Irritável. Laranja lima, banana, maçã, e, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago.
O ph fecal depende da dieta, do teor de gordura nas fezes, da fermentação de açúcares (como a lactose). O ph torna-se mais ácido na presença de intolerância ou má absorção de açúcares e gordura e alcaliniza com a degradação de proteínas.
Como saber se o cocô está ácido? Normalmente, ele está mais líquido e com odor mais forte que o habitual.
Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.
Entenda a infecção intestinal Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados.
Produtos lácteos como iogurtes, queijos, creme de queijo e requeijão, geralmente têm maior tolerância entre os pacientes com DII em atividade, visto que tais produtos possuem um teor menor de lactose em sua composição ou essa sofreu modificações em sua molécula durante a fabricação desses derivados.
Sete passos para manter o seu intestino saudável