Em qualquer negocio, o maior inimigo da lucratividade é o desperdício. Muitas empresas acreditam que existem dois grandes potenciais inimigos que são normalmente de tempo e de dinheiro.
Lembrando que o objetivo do lean sempre é eliminar desperdícios e otimizar recursos sem perder a qualidade do produto, serviço ou processo. As ferramentas do Lean são as responsáveis por garantir a eficiência e os resultados da implementação da metodologia.
Isso sem contar que a superprodução leva a um uso indevido da mão de obra da empresa. É sempre muito melhor produzir com qualidade e a quantidade adequada de produtos para que a produção não se torne um problema. Produzir sem qualidade pode levar a retrabalhos, que vão fazer com que mais materiais e outros tipos de recursos sejam usados.
Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações de cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis além de carregar o site mais rapidamente.
No lado direito as possíveis soluções para os problemas são descritas. Isso inclui as propostas de melhorias, o plano de ação (que mostra o que será feito, quando e por quem), além de quais indicadores vão ser usados para acompanhar as atividades.
Não é clichê dizer que os colaboradores são imprescindíveis para o sucesso da organização. Desperdiçar as habilidade e o conhecimento dos funcionários é um grande desperdício.
A filosofia Lean é um assunto extremamente amplo e profundo. Entender e aplicar os seus conceitos, ferramentas e metodologias pode transformar a maneira com que a empresa lida com a sua produção.
Este desperdício compreende o processamento excessivo, além do que o cliente pede, ou seja, a falta do cumprimento de uma sequência lógica de funcionamento do processo.
A aplicação do Lean Manufacturing visa uma melhor estruturação dentro da empresa, reorganizando processos e projetando melhorias de total abrangência, não só no meio industrial, mas também nas áreas de apoio e suporte. Ou seja, ela pode ser aplicada a qualquer negócio.
Existem vários tipos de transportes que podem ser realizados no ambiente empresarial, com o transporte de materiais, funcionários, informações, entregas de produtos. Se não for realizado de forma estratégica, essa atividade pode ser uma fonte de desperdício
Para ajudar você a reduzir custos e otimizar os recursos da sua empresa, neste artigo vamos ajudá-lo a compreender as categorias de desperdícios, além de apresentar ferramentas e processos para eliminá-los. Boa leitura!
Isso sem contar, é claro, que um estoque grande requer um espaço preparado para recebê-lo e uma equipe maior para gerenciá-lo, ou seja, torna o processo mais custoso ao cofre da empresa.
Este desperdício considera a produção de produtos defeituosos gerados pelo processo, que são posteriormente retrabalhados ou sucateados. Nem preciso comentar sobre a gravidade deste desperdício, certo?
O Curso de Lean Manufacturing da Escola EDTI, por exemplo, traz conhecimentos práticos e acadêmicos sobre o assunto, proporcionando uma experiência completa e enriquecedora para cada aluno.
Estocar materiais em excesso impede a descoberta mais eficaz de problemas decorrentes do processo produtivo, dificultando assim o desenvolvimento de atividades que busquem melhorar o desempenho empresarial.
No escritório, o movimento desperdiçado pode incluir caminhar, procurar materiais, procurar arquivos, vasculhar estoques para encontrar o que é necessário, excesso de cliques do mouse e dupla entrada de dados.
Como não poderia ser diferente, atender as necessidades dos clientes é uma das principais metas de qualquer negócio. Para conseguir isso, é muito importante desenvolver um produto ou serviço que gere valor e realmente atenda as demandas reais dos clientes.
Vale lembrar que todo transporte é um desperdício, pois não agrega valor ao produto, no entanto, muitas vezes ele é necessário ao processo. Sendo assim, já que é um mal necessário, ele deve ser minimizado.
No escritório, o desperdício em espera pode incluir a espera de que outros respondam a um e-mail, tenham arquivos aguardando revisão, reuniões ineficazes e aguardem o computador carregar um programa.
Eliminando de forma contínua os desperdícios gerados ao longo de todo o processo, você conseguirá aumentar seu nível de competitividade e, consequentemente, manter-se mais sustentável no mercado.
Neste artigo você aprenderá sobre os 8 desperdícios do Lean Manufacturing e como evitá-los nos processos para trazer uma série de vantagens para o seu negócio. Acompanhe os tópicos: