- Grande parte dos homens da pré-história das regiões interiores habitavam cavernas. Já os homens que viviam no litoral brasileiro fabricavam cabanas de madeira e palha para morar. - Faziam recipientes de cerâmica para armazenar, principalmente, grãos e água. - Faziam pinturas rupestres (em paredes de cavernas).
De acordo com a historiografia tradicional, convenciona-se que o início da história é a partir da advenção de escrita. A escrita marca o período divisor entre a história e a pré-história.
O acontecimento que marca a passagem da Pré-história para a história antiga foi a invenção da escrita. Com a sedentarização dos grupos humanos, pelo uso da agricultura e domesticação de animais, outras habilidades cognitivas passaram a ser desenvolvidas, como trabalho com metais, tecidos e também intelectuais ..
Mesolítico, Neolítico, Idade dos Metais e Paleolítico.
A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens sapiens, há cerca de 300 mil anos.
No início do paleolítico a organização social baseava-se em pequenos grupos humanos, e unidos por laços familiares. Com o passar do tempo a vida em grupo evoluiu e começaram a organizar-se socialmente. Havia uma divisão simples do trabalho de acordo com idade e o sexo.
Proposital, sistemática e utilizada para um determinado fim, as técnicas desenvolvidas na pré-história vão desde o domínio do fogo à invenção da roda e até mesmo à fundição de metais, que possibilitaram a sobrevivência dos homens na Terra. Os homens e as mulheres pré-históricos podem não ter dominado a escrita.
Tecnologias primitivas
Hoje, a tecnologia é desenvolvida a partir de conhecimentos consolidados pela ciência e engenharia. ... A criação das máquinas a vapor, por exemplo, representou um avanço tecnológico importantíssimo para o mundo no século 18, tanto é que marcou a primeira Revolução Industrial.
Usavam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas eram aproveitadas para fabricar objetos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado também conhecido como Período ou Idade da Pedra Lascada.
Os seres humanos desse período eram nômades, não se fixando por muito tempo em um mesmo lugar. Viviam da coleta de frutos e raízes, além de pesca, caça e a busca de carcaças animais deixadas por outros carnívoros.
Essas experiências foram responsáveis por desenvolver as capacidades motoras e mentais do homem. No período Paleolítico, que durou cerca de 2 milhões de anos e cujo significado é pedra antiga, os instrumentos utilizados nos trabalhos de alimentação e defesa tinham como matérias-primas lascas de pedras.
Arqueólogos na Alemanha afirmam ter encontrado instrumento musical mais antigo do mundo. Uma flauta entalhada no osso da asa de uma águia. A descoberta revela que o homem da idade da pedra, famoso por suas habilidades de caça, também gostava de música.
Os 6 melhores violões para iniciantes em 2018
O 'Guarnieri del Gesu' foi confeccionado na Itália há cerca de 300 anos. Instrumento é mais raro do que o conhecido 'Stradivarius'. Um violino de quase US$ 4 milhões, considerado o instrumento musical mais caro do mundo, foi tocado em público pela primeira vez, em 70 anos.
harpa
Husai