Resposta:As megacidades brasileiras são: Sao Paulo e Rio de Janeiro. Devido a essa alta concentração de capital humano,as megacidades são verdadeiras incubadoras de crescimento e inovação. Elas são o centro da globalização,bem como os motores do desenvolvimento da economia global.
Resposta. Resposta: são elas, são Paulo e Rio de Janeiro. elas sao importantes, pois eles são o centro da globalização, inovação e economia.
Devido a essa alta concentração de capital humano, as megacidades são verdadeiras incubadoras de crescimento e inovação. Elas são o centro da globalização, bem como os motores do desenvolvimento da economia global. Conectam, de forma eficiente, o fluxo de mercadorias, os indivíduos, suas culturas e conhecimentos.
Já a metacidade, é um aglomerado urbano que possui mais de 30 milhões de habitantes. Existe apenas uma metacidade em nosso planeta, sendo ela a metacidade de Tóquio, no Japão.
Resposta. Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana.
Tecnopolo é um centro tecnológico que reúne, num mesmo lugar, diversas atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), em áreas de alta tecnologia, como institutos e centros de pesquisa, empresas e universidades, que facilitam os contatos pessoais e institucionais entre esses meios, produzindo uma economia de ...
As características de uma Cidade Global são sua grande densidade demográfica (populacional), vários milhões de habitantes e principalmente uma grande influência na economia mundial.
Resposta: A diferença entre espaço local e espaço global está no fato de que o espaço global trata-se do espaço mundial, ou seja, é o espaço a nível internacional, que é formado pelos espaços locais.
Resposta. acredito que a caracteristica mais marcante são os aspectos economicos pois na cidade se localizam grandes industrias e multinacionais produzindo bens consumiveis, ja no campo encontramos como ponto forte a agricultura e o cultivo de animais, ou seja bem diferente da cidade.
Por cidade, entende-se o espaço urbano de um município delimitado por um perímetro urbano. Para ser considerada cidade, é preciso ter um número mínimo de habitantes e uma infraestrutura que atenda minimamente as condições dessa população, mesmo que essa cidade seja dependente de outras que se localizem próximas a ela.
A construção de novas vias, a partir do modelo rodoviário de transporte, facilitou o processo migratório e o acesso aos centros urbanos. Os valores da vida urbana vão ser amplamente disseminados pelos meios de comunicação, principalmente rádio e televisão, como forma de seduzir a população rural a migrar para a cidade.
A urbanização é o processo de transformação de uma sociedade, região ou território de rural para urbano, ou seja, não representa somente o crescimento da população das cidades, mas o aumento dessa em relação aos habitantes do campo.
O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais.
Resposta: Tal processo foi denominado por Milton Santos de urbanização espraiada. Esse espraiamento por sua vez configurou um tipo de cidade que se caracteriza pela periferização, fragmentação e dispersão.
Resposta: É o processo de transformação de uma região, sociedade ou território rural para urbano, ou seja, onde uma população urbana cresce superior á população rural. Essa transformação pode se manifestar tambem pelo aumento do território quanto pela elevação e concentração da população.
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Migração pode ser definida como o deslocamento de pessoas de uma determinada cidade, estado ou país para outro local. Essa mudança pode ser definitiva ou temporária, voluntaria ou forçada, individual ou em grandes fluxos.
Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. ... Em outros casos, apenas uma das cidades “alcança” a outra e acaba por “invadir” esse outro centro urbano.
Conurbação é a junção entre o espaço urbano de duas cidades distintas. Geralmente, a conurbação ocorre entre uma metrópole e outras cidades menores, formando um único espaço urbano com duas ou mais cidades. ...
Significado de Metrópole substantivo feminino Cidade principal de um país, de um estado, de uma região; cidade muito grande; capital: Tóquio, no Japão, é uma das maiores metrópoles do mundo. Cidade grande e de importância no cenário nacional: São Paulo é uma metrópole brasileira. ... Do grego metrópolis,eos.
Cidade e o complexo demográfico formado, social e economicamente, por uma importante concentração populacional não agrícola, ou seja, dedicada a actividades de carácter comercial, industrial, financeiro e cultural; Metrópole é o termo utilizado para designar uma cidade importante de um país, estado ou região.
Metrópole é um termo que pode designar a cidade principal ou capital de um determinado país ou província, ou ainda, alguma cidade que, por algum motivo, exerce influência (cultural, social, econômica) sobre as demais cidades da região metropolitana.