"Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ...
O objetivo principal é fornecer orientação técnica permanente para os profissionais de saúde, que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos, tornando disponíveis, para esse fim, informações atualizadas sobre a ocorrência dessas doenças e agravos, bem como dos fatores ...
As tarefas fundamentais da vigilância ambiental em saúde referem-se aos processos de produção, integração, processamento e interpretação de informações visando o conhecimento dos problemas de saúde existentes, relacionados aos fatores ambientais, sua priorização para tomada de decisão e execução de ações relativas às ...
A manutenção da saúde ambiental é fundamental pois atinge, de maneira direta, no nosso cotidiano e nos diversos problemas sanitários que surgem devido à ausência dessa preocupação. O acúmulo de lixo, por exemplo, propicia o aumento dos números de pragas e vetores urbanos que oferecem risco sanitário a toda a população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente.
Na Constituição Federal de 1988, assim como consta o direito universal e igualitário do cidadão à saúde, se estabelece o direito a um meio ambiente equilibrado, com condições de saneamento básico, moradia e água potável condizentes com uma vida digna e com a saúde socioambiental.
A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.
O meio ambiente diz respeito a tudo o que nos rodeia, logo a nossa qualidade de vida está diretamente associada à qualidade do meio ambiente envolvente. Deste modo, a preservação do meio ambiente são um importante fator para aumentar a qualidade de vida das pessoas.
Os problemas ambientais urbanos se acentuaram durante os avanços da urbanização e industrialização. Esses processos modificaram intensamente as paisagens naturais, desencadeando inúmeros problemas: desmatamento, efeito estufa, mudanças climáticas, poluição, entre outros.
Qual ou quais fatores (ambientais e/ou antrópicos) podem modificar uma espécie? A maior parte desses fatores é causado pelo homem, como por exemplo,nos ambientes, os lixos em praias,águas,poluição, entre outros.
Portanto, o conceito de meio ambiente não se limita aos aspectos naturais, sendo caracterizado como a interação entre o meio biológico (fauna, flora, micro-organismos, etc.), fatores físicos (atmosfera, solo, rocha, água) e meio social e econômico. Todos esses elementos interagem entre si, configurando o espaço.
Resposta: O meio ambiente é o conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural. Assim, o meio ambiente é composto por toda a vegetação, animais, micro-organismos, solo, rochas, atmosfera.
Exija medidas de combate às mudanças climáticas Combater as mudanças climáticas é o desafio do nosso tempo e devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, de reduzir o consumo de carne e de combustíveis fósseis, na escala pessoal, a exigir aplicação de políticas públicas e mudanças econômicas, numa escala global.