Quais Os Sintomas Nas Primeiras 4 Semanas De Gravidez?

Quais os sintomas nas primeiras 4 semanas de gravidez

No entanto, existem outros sinais que podem ser notados logo na primeira semana de gravidez, especialmente se a mulher estiver muito atenta ao seu próprio corpo.

Caso os sintomas sejam incomodativos, o médico obstetra pode prescrever determinados medicamentos (ou remédios) ou recomendar outras atitudes ou medidas terapêuticas que possam aliviar ou até eliminar eficazmente muitos desses sintomas.

Mudanças no corpo da mulher

A partir das 5 semanas de gravidez o médico pode fazer uma ultrassonografia transvaginal para observar o saco gestacional e verificar se a gestação está de desenvolvendo dentro do útero, porque em alguns casos, pode ocorrer a gravidez ectópica, que é quando apesar da mulher estar grávida o bebê está se desenvolvendo nas trompas, o que é muito grave e coloca em risco a vida da mulher.

Este é um momento crítico do desenvolvimento do bebé. O embrião tem a forma de um disco (disco embrionário) com cerca de 0,3 mm. Muitos embriões não sobrevivem, em grande parte devido a defeitos cromossomáticos graves.

Quando fazer o ultrassom

Quando fazer o ultrassom

Em alguns casos, a dor nas costas pode ser confundida com uma cólica abdominal e, por isso, algumas mulheres podem achar que é a menstruação chegando, no entanto, com a falta do período começam a perceber que se trata, de fato, de dor no fundo das costas, não estando relacionada com a menstruação.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Quando fazer um teste de gravidez?

As três camadas de células germinativas, a ectoderme (células que dão origem ao cérebro, sistema nervoso, pele e cabelo), a mesoderme (células que dão origem ao esqueleto, músculos, sistema circulatório e rins) e a endoderme (células que dão origem ao trato intestinal, pulmões e outros órgãos internos) começam a desenvolver-se e a distinguir-se umas das outras.

Durante as primeiras semanas de gravidez o seu corpo passa por uma autêntica revolução. Poderá até não sentir grandes transformações, mas lá dentro é o contrário. Afinal, o seu corpo está a preparar-se para desenvolver um bebé! É provável que ainda não saiba que está grávida.  Ou então, pelo contrário poderá já ter sentido alguns dos sintomas associados à gravidez.

Sinais e sintomas de alarme

Sinais e sintomas de alarme

Quando o óvulo é fecundado, pode haver um leve corrimento cor-de-rosa, que na verdade é o corrimento normal que a mulher apresenta mensalmente, mas com vestígios de sangue causados pela implementação do óvulo fecundado no útero.

A 4ª semana da gestação é um bom momento para iniciar a prática de atividades físicas, como hidroginástica ou caminhada, desde que orientadas e liberadas pelo obstetra, para melhorar o tônus e a força muscular, ajudar o corpo a sustentar a barriga e as mudanças na curvatura da coluna, além de evitar engordar muito durante a gestação.

O que poderá esperar nas primeiras semanas da gravidez:

Embora a dor nas costas seja quase sempre considerada um sintoma frequente das últimas semanas de gestação, algumas mulheres podem desenvolver este tipo de dor logo desde o início da gravidez, estando relacionada com as alterações que acontecem no corpo da mulher para receber o bebê.

O tubo neural do embrião é responsável pelo desenvolvimento de todo o sistema nervoso e cérebro e, com aproximadamente 27 dias da gestação, que equivale ao penúltimo dia da quarta semana, o bebê já tem a coluna vertebral e medula espinhal formada, desde a cervical até o cóccix. 

2ª Semana da gravidez

No 1º (primeiro) mês de gravidez pode surgir aumento de apetite, aumento da frequência miccional (vontade frequente de urinar), obstipação (prisão de ventre), aparecimento de espinhas e pele mais oleosa.

As náuseas (enjoo) e vómitos são sintomas muito frequentes no início da gravidez. Normalmente são matinais (ocorrem de manhã), mas podem surgir a qualquer hora do dia. É normal que os sinta logo na primeira semana de gravidez e normalmente cessam entre as 8 e as 12 semanas. No entanto, podem em alguns casos perdurar ao longo de toda a gestação.

Quais os sintomas nas primeiras 3 semanas de gravidez?

Durante a 3ª semana, embora ainda não existam muitos sintomas nesta fase da gravidez, é normal a mulher começar a sentir mais inchada, emotiva e com alguns enjoos que acontecem devido às alterações hormonais que estão acontecendo e, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação.

Qual a primeira ultrassom da gestante?

Primeiro ultrassom do bebê A partir da 12ª semana, a via abdominal é a mais indicada. O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez.

O que muda no corpo com 3 semanas de gravidez?

Durante a 3ª semana, embora ainda não existam muitos sintomas nesta fase da gravidez, é normal a mulher começar a sentir mais inchada, emotiva e com alguns enjoos que acontecem devido às alterações hormonais que estão acontecendo e, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação.