Sintomas de pedra na vesícula
Apesar de em muitos casos não oferecer riscos, o pólipo pode causar câncer na vesícula. Quando o médico identifica que há um crescimento rápido, pode exigir que uma cirurgia seja feita para remover o órgão e evitar o desenvolvimento de um tumor biliar.
A extração é recomendada em situações de alto risco, como em pacientes com a chamada vesícula porcelana, ou seja, quando o órgão já está muito calcificado por causa das pedras. Neste caso, cerca de 25% dos pacientes pode desenvolver o câncer, então a retirada da vesícula se justifica”, pondera a especialista.
Então, para evitar essa doença, uma boa dica é investir em alimentos que limpam e contribuem para a saúde do fígado. Dentre os principais alimentos, estão: tomate, repolho, espinafre, alho, frutas cítricas, abacate e cenoura.
Temperos que envolvam gordura não devem ser utilizados enquanto o paciente não for operado da pedra na vesícula. Isso inclui óleo, azeite, manteiga, margarina e qualquer coisa gordurosa, frita ou cozinhada. Isso porque a digestão das gorduras é feita pela bile.
Quem tem Colelitiase deve evitar alimentos muito gordurosos, incluíndo queijos amarelos. Mas cada caso deve ser analisado isoladamente. Procure um médico para ser melhor orientado, pois seu caso é provavelmente cirúrgico. Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.
O que comer após tirar a vesícula Legumes cozidos; Grãos integrais como aveia, arroz, pão e macarrão integral; Leites e iogurtes desnatados; Queijos brancos, como ricota, cottage e minas frescal, além de requeijão light.