Ocorrido há mais de 2,5 milhões de anos, o Paleolítico serviu como "base" para as importantes descobertas que os seres humanos fariam depois, no Neolítico, como a agricultura e o fogo.
É nesse período que temos os primeiros desenvolvimentos de ferramentas confeccionadas para sobrevivência, a descoberta do fogo e o culto às mulheres como forma de religião.
Os primeiros seres humanos eram nômades e estavam em constante deslocamento, fugindo das intempéries da natureza ou de animais selvagens, como também em busca de espaço que pudesse fornecer alimentos ou proteção para o momento. A principal transformação ocorrida nesse período foi a descoberta do fogo.
As principais mudanças são: produzir o fogo, a agricultura, a doma dos animais, e a cerâmica.
Olha no periodo paleolitico, os povos eram nômades, e não viviam da caça de animais de auto porte, por isso a expressão " pedra lascada " já no neolitico houve o sedenterialismo, o surgimento de cultivos (agricultura) e a caça de animais de alto porte graças ao desenvolvimento de metais por isso " pedra polida ".
Neolítico: o ser humano inventou o tecido, passando a fazer roupas de lã, linho e algodão. 2) Paleolítico: As pessoas dependiam da caça e da coleta para sobreviver. Neolítico: Descobriu-se a agricultura e a pecuária, de modo que as populações passaram a depender, principalmente, de produtos dessas atividades.
A forma de moradia na idade dos metais começou a se formar no período neolítico, que é a fase anterior ao descobrimento dos primeiros metais. Nesse período os humanos começaram a ter a possibilidade de sedentarização, ou seja, começaram a habitar apenas um lugar, sem a necessidade de continuarem a ser nômades.
A Idade dos Metais (3.
Revolução urbana é um termo usado pela arqueologia, história e antropologia do mundo antigo para designar o surgimento das primeiras cidades, em especial na região do Crescente Fértil, no Oriente Médio, a partir do Quinto milénio a.C. O termo foi cunhado pelo antropólogo Vere Gordon Childe na década de 1930 e se ...
Revolução urbana é a denominação da mudança na organização das sociedades após o desenvolvimento da atividade agrícola. O processo ocorreu ao longo da história nas diferentes partes do Planeta. Até o domínio da agricultura e pecuária, as sociedades eram essencialmente coletoras, caçadoras e nômades. ...
A Revolução Urbana se deu há aproximadamente 5 mil anos, na região conhecida por Crescente Fértil. Nesta mesma localização ocorreu também a Revolução Agrícola, quando homens e mulheres se sedentarizaram. ... As chuvas eram raras, mas após as chuvas os alagamentos deixavam as terras férteis, auxiliando na agricultura.
Porque o país soube lidar com o contexto da época. Na metade do século 18, o mercado mundial sofria uma enorme expansão do consumo. A Inglaterra era a grande exportadora de tecidos - até então feitos artesanalmente.