4: 21 a "harpa" e o "órgão", quando na verdade é uma espécie de lira e flauta, que em muitas imagens e histórias estão relacionadas aos anjos. Tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento mencionam anjos mais de cem vezes.
A lira é um instrumento de cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica.
A harpa se caracteriza por ter o corpo mais triangular, totalmente aberto e com mais cordas. ... Por seu turno, a lira, embora lembre bastante o corpo da cítara, é aberta atrás, como a harpa.
Na mitologia grega, os quatro instrumentos são referidos como criaçãoode Hermes. Diz a história que o deus mensageiro criou o instrumento para poder roubar o rebanho sagrado de Apolo. Apolo descobriu o roubo e só foi aplacado quando Hermes lhe ofereceu a lira.
1720
Lira é o nome de uma cidade localizada ao norte de Uganda que desde os tempos remotos destacava-se como grande centro de negócios. ... Essa é a origem real do nome desse Reino, composto por espíritos que vivenciaram os dias de glória da região de Lira.
Lhe suplico mais uma vez Seu Sete da Lira, ... olhe para os meus sofrimentos, derrame sobre mim sua vibração para que eu possa voltar a ter alegria de vida com saúde, força e coragem.
Zélio Fernandino de Moraes
A Umbanda é uma religião que surgiu no Brasil no dia 15 de novembro de 1908. O anunciador desse credo foi o médium Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975). Essa religião abrange aspectos do candomblé, espiritismo e catolicismo.
O Movimento Umbandista teve seu início no dia 15 de novembro de 1908. Ocorreu no BRASIL, no Bairro de Neves, na época, pertencente ao Município de Niterói, RJ.
novembro de 1908
Quando, onde e por quem foi fundado? O berço do Espiritismo foi a França, no século 19, quando Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, iniciou uma série de estudos sobre a manifestação dos espíritos. Kardec observou o fenômeno das mesas girantes, sessões de contato com espíritos de pessoas mortas.
CANDOMBLÉ E UMBANDA O chefe da Umbanda também é conhecido como “pai de santo, babalorixá ou babalaô”. O líder religioso tanto no Candomblé como na Umbanda tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.
O sentido de “antigo instrumento de percussão de origem africana”, espécie de reco-reco, é o primeiro que o Houaiss apresenta no verbete macumba. A riqueza semântica da palavra estaria ligada ao fato de ser tal instrumento “outrora usado em terreiros de cultos afro-brasileiros”.
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. ... Também tem a encruzilhada em T onde são feitas as entregas para Pomba-gira.
Hierarquia
Segundo esta obra, Pomba Gira é uma energia que atua em tudo e em todos, dia e noite. E as suas sete ponteiras colocadas no Assentamento com as pontas para cima representam os sete caminhos da mulher. Juntas às outras ferramentas - ervas e sangue - se potencializam tornando os caminhos mais seguros de êxitos.
Sete encruzilhadas é uma designação que se refere a sete caminhos que se cruzam na vida de um ser humano. ... Sete encruzilhadas significaria ao pé da letra os sete caminhos que se cruzariam em sua vida, são as escolhas que de tempos em tempos somos chamados a fazer.
Sobre Exú Rei das 7 Encruzilhadas:Esta entidade se apresenta como um homem de idade avançada e muito refinado. Prefere bebidas de boa qualidade e fumar charutos grossos, sua voz é rouca, grave e forte. Também gosta de farofa.
Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.
O Exú Tranca Rua é um dos mais conhecidos Exús da Umbanda. ... Sua bebida preferida é o uísque (tranca rua das almas) e a cachaça (tranca rua de imbaré).
Zé Pelintra é invocado quando seus seguidores precisam de ajuda com questões domésticas, de negócios ou financeiras e é reputado como um obreiro da caridade e da feitura de obras boas. No catimbó, é considerado um "mestre juremeiro". Já na Umbanda, Zé Pelintra é um guia pertencente à linha do Povo da Malandragem.
O Exu Caveira trabalha com a cura material e espiritual. Atua como médico curador. É ligado aos curandeiros cablocos e caboclas, xamãs. Um grande lugar de atuação na maioria das vezes é nos hospitais.