Quais Os Impactos Causados Pelo Renascimento?

Quais os impactos causados pelo renascimento

“... os modernos são os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos”. (CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)

Categories

O Renascimento teve início na Itália porque o país já era um importante centro de referência comercial, com cidades muito desenvolvidas. Havia em território italiano uma burguesia abastada consolidada e uma classe artística que vivia e se desenvolvia graças ao mecenato.

Se desejar saber mais sobre essa construção impressionante, recomendamos a leitura do artigo Igreja de Santa Maria del Fiore.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

Algumas figuras mais conhecidas do Renascimento na área da literatura foram Miguel de Cervantes (castelhano que fez a ligação entre o Renascimento e Barroco), François Rabelais (França) e Luís de Camões (Portugal).

De acordo com alguns autores, o Renascimento foi um movimento de ruptura, que surgiu em oposição à "escuridão cultural e intelectual" verificada na Idade Média. Enquanto alguns autores defendiam que o Renascimento foi um movimento de separação de muitas filosofias da época medieval, outros indicam que foi um movimento de continuidade e que por isso está inevitavelmente relacionado com a Idade Média.

Leonardo da Vinci foi um dos maiores gênios do Renascimento. Ele foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, cientista e inventor. Suas obras de arte são conhecidas por sua beleza e perfeição técnica, enquanto suas inovações científicas foram fundamentais para o desenvolvimento da ciência moderna.

Outras matérias

Para o artista, como o homem era a maior criação de Deus, ele deveria ser também o modelo do mundo. Na época em que fez o desenho, Da Vinci estava trabalhando numa série de construções de edifícios no seu país de origem.

O Renascimento comercial e urbano ocorreu na Idade Média, sobretudo em algumas cidades da Itália e consistiu em um conjunto de fatores que criou novas formas de pensar a comercialização de produtos.

Renascimento científico

Renascimento científico

Durante o Renascimento a ciência ganhou protagonismo (gesto que ficou conhecido como cientificismo) em oposição ao período medieval onde a verdade era alcançada por meio da religião. Essa geração passou a dar muito valor a experimentação. Na ciência enormes avanços foram feitos por pesquisadores como Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, Isaac Newton, Johanes Kepler e Galileu Galilei.

Uma das principais características do Renascimento foi a relação íntima entre arte e ciência. Os artistas renascentistas acreditavam que a arte e a ciência eram duas áreas que se complementavam e que deveriam ser estudadas em conjunto.

Hoje em dia, essa relação entre arte e ciência ainda é muito importante. A tecnologia, por exemplo, é uma área que se beneficia muito da união entre as duas áreas. A arte pode ajudar a tornar a tecnologia mais acessível e agradável, enquanto a ciência pode ajudar a torná-la mais eficiente e precisa.

Renascimento comercial e urbano

Em termos científicos, o Renascimento também foi berço do racionalismo. Durante essa fase da humanidade a razão humana passou a ser o centro norteador da sociedade. O desenvolvimento do conhecimento se deu em várias áreas como a astronomia, a matemática, a botânica, a zoologia e a medicina entre outras áreas do conhecimento. Especialmente o desenvolvimento dos conhecimentos de astronomia e matemática durante o Renascimento possibilitaram a nova empreitada da conquista do mar.

Michelangelo era um artista muito exigente consigo mesmo. Ele passava horas estudando a anatomia do corpo humano para poder representá-lo com precisão em suas esculturas. Sua técnica era tão perfeita que suas esculturas parecem ter vida própria.

A ambição de Da Vinci era conhecer mais as proporções do corpo humano numa tentativa de entender melhor o funcionamento da arquitetura (segundo o criador, uma edificação perfeita deveria seguir a proporção e a simetria do corpo humano).

Fases do Renascimento

O Renascimento foi um movimento cultural que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI, marcado pela valorização da razão, da ciência e da arte. O contexto histórico foi de grandes transformações sociais, políticas e econômicas. Para entender melhor esse período, vale a pena conferir os artigos sobre arte renascentista e renascimento cultural no Rabisco da História.

As primeiras manifestações no âmbito artístico surgiram em Florença, na Itália. Foram construídas várias obras arquitetônicas que permanecem até hoje. Na pintura, Giotto foi um dos primeiros a seguir esta corrente.

Renascimento cultural e comercial

A prática do mecenato durante o renascimento foi essencial para incentivar a produção artística que passou a beber muito na estética grega e romana valorizando os ideais classicistas e humanistas.

Davi, um dos ícores do Renascimento, é uma estátua feita com fortes referências à cultura clássica, uma constante em criadores renascentistas que procuravam beber em fontes romanas e gregas para comporem as suas obras. Observe como a estátua apresenta um corpo musculoso e nu, tipicamente clássico, para louvar a obra-prima criada por Deus.

Galileu Galilei foi um dos grandes pensadores do Renascimento. Ele fez importantes contribuições para a astronomia, a física e a matemática. Suas descobertas desafiaram as crenças religiosas da época e abriram caminho para a ciência moderna.

Tópicos deste artigo

Tópicos deste artigo

O Renascimento abriu caminho para o desenvolvimento de vários estilos artísticos e correntes filosóficas. Alguns se desenvolveram em concordância com o Renascimento, enquanto outros se definiram pela distanciação. Este é o exemplo do Barroco, um estilo oposto ao Renascimento (valorizava a simplicidade), caracterizado pelo exagero de enfeites e grandiosidade.

Estes ricos comerciantes, conhecidos como mecenas, passaram a investir nas artes, o que aumentou assim o desenvolvimento artístico e cultural da região. Por esta razão, a Itália é conhecida como o berço do renascentismo.

Quais os reflexos do renascimento para a sociedade?

Chamou-se Renascimento em virtude da intensa revalorização das referências da Antiguidade Clássica, que nortearam um progressivo abrandamento da influência do dogmatismo religioso e do misticismo sobre a cultura e a sociedade, com uma concomitante e crescente valorização da racionalidade, da ciência e da natureza.

Quais as principais características da filosofia renascentista?

As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.

O que é o que é renascentismo?

Significado de Renascentismo Reunião de tudo que define a época literária, os estilos artísticos, os aspectos particulares ou os artistas que pertencem ao Renascimento: obra arquitetônica caracterizada pelo renascentismo. Etimologia (origem da palavra renascentismo).

Qual literatura aconteceu dentro do renascimento?

A literatura renascentista refere-se à literatura européia que foi influenciada pelas tendências intelectuais e culturais do Renascimento. ... A literatura renascentista mais antiga apareceu na Itália do século XIV; Dante, Petrarca e Maquiavel são exemplos notáveis ​​de escritores italianos do Renascimento.