EQST

Quais Eram Os Mtodos De Ensino Dos Jesutas?

Quais eram os métodos de ensino dos jesuítas?

A metodologia educacional jesuíta Sua metodologia era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum. ... Esse método tem como objetivo principal expandir a fé cristã aos povos que habitavam a Europa e toda região do Novo Mundo.

O que é Ratio Studiorum Yahoo?

Conjunto de normas criado para regulamentar o ensino nos colégios jesuíticos. Sua primeira edição de 1599, além de sustentar a educação jesuítica ganhou status de norma para toda a Compainha de Jesus.

Por que é importante conhecer a educação jesuítica?

Outro motivo que torna relevante o estudo da educação jesuítica, é que para uma compreensão mais ampla desta pedagogia, faz-se necessário um aprofundamento do contexto em que ela apareceu. Isto significa obrigatoriamente conhecer o período renascentista europeu com todas as suas transformações e permanências.

Qual foi a contribuição dos jesuítas para a educação brasileira?

Logo que chegaram ao Brasil, os padres jesuítas lançaram as bases da catequização, com a criação das primeiras casas, as casas de bê-á-bá, dando início à educação colonial em seu sentido restrito, por meio da atuação com suas escolas de ler, escrever e contar e, posteriormente, em seus colégios na cidade de Salvador ( ...

Qual a contribuição dos jesuítas para educação brasileira?

O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios. Na grade de ensino, era lecionada ciência sagrada e teologia.

Qual era o objetivo da Ratio Studiorum?

Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.

O que estabelecia o sistema educacional jesuítico?

O sistema educacional jesuítico, que era bastante tradicionalista, estabelecia que o aluno era passivo no seu processo de educação, que a educação precisaria ser prática e com forte base teológica.

Quais os recursos Didaticos os jesuítas utilizavam?

O incentivo ao estudo e a disciplina se dava através de premiações: havia distribuição de prêmios para os alunos nas classes de retórica e gramática sendo a prosa latina mais visada para premiação. O objetivo maior da educação jesuítica era o ensino dos "bons costumes" sempre a serviço de Deus.

Qual a relação entre a aprendizagem de ofícios e o Ratium Studiorium?

A aprendizagem de ofícios faz parte do programa educacional dos jesuítas, conforme as diretrizes propostas pelo Ratium Studiorium. Neste caso, os ofícios, assim como a ação pedagógica e cultural, eram uma necessidade para suprir as demandas do mundo do trabalho na sociedade colonial.

Em que consistia a pedagogia catequética?

Consiste em organizar a interação entre as verdades de fé e os interlocutores (catequistas e catequizandos) em vista de cumprir a tarefa evangelizadora da formação do seguidor.

Em que consiste a pedagogia catequética dos jesuítas?

B – A Pedagogia Catequista visada pelos jesuítas se constituía em um ensino oral, de extensão por doutrinação social, metódica, ensinamento e catequização.

O que significa processo jesuítico?

O processo educacional dos jesuítas tinha como foco principal a fé, mas envolvia um contexto geral, desde a aprendizagem a mudança de comportamento de modo a favorecê- los, pois para os mesmos era necessário além de compreensão mudança de comportamento para que a aprendizagem fosse eficaz.

O que fazia parte do projeto jesuíta?

Resposta. Explicação: Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

O que eram os jesuítas e quais eram seus objetivos * 1 ponto?

* 1 ponto Pajés indígenas, que tinham como objetivo ensinar a cultura dos povos indígenas para os europeus. Eram os colonos que traziam mostra da sua culinária. Padres da Companhia de Jesus que tinham como objetivo levar aos povos indígenas os ensinamentos da igreja católica.

Quem eram os colonos e quais eram os seus objetivos?

Na Região Sul do Brasil, colono é o trabalhador dos núcleos coloniais estabelecidos pelo governo no século XIX, visando a introdução de imigrantes, os quais recebiam um pequeno lote para cultivar, podendo trabalhar também nas fazendas ao redor.

O que os jesuítas ensinavam para os índios?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

O que eram as bandeiras e qual era seu objetivo?

As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.