EQST

Quais As Caractersticas Das Forrageiras Perenes?

Quais as características das forrageiras perenes?

Características agronômicas Adapta-se bem em áreas declivosas, sendo excelente planta para programas de conservação de solo, em virtude da amplitude de raízes. Também possui estolões horizontais curtos e muito espessos, graças aos quais expande-se progressivamente na superfície do solo, retendo-o bem.

Quais as melhores forrageiras?

Vejamos a seguir os tipos de pastagem mais cultivados no país.

  1. MARANDU OU BRACHIARÃO (BRACHIARIA BRIZANTHA) ...
  2. BRACHIARIA DECUMBENS. ...
  3. BRACHIARIA HUMIDICOLA. ...
  4. BRACHIARIA RUZIZIENSIS. ...
  5. CAPIM MOMBAÇA (PANICUM MAXIMUM)

O que é uma planta forrageira?

Portanto, plantas forrageiras são aquelas colocadas nos ambientes onde são realizadas as pastagens. Essas plantas oferecem diversos benefícios para o sistema de produção, pois protegem o solo e também servem como alimento altamente nutritivo para o animal.

Quais as características de uma boa forrageira?

O gênero Urochloa é um dos mais importantes, devido suas várias características de clima tropical, sendo elas: tolerância ao pisoteio de animais, tolerância as cigarrinhas das pastagens, tolerância as secas, boa palatabilidade, pouca ou média exigência em fertilidade do solo, fácil manejo e boa produção de biomassa ( ...

Quais as forrageiras mais indicadas para ensilar?

Forrageiras para ensilagem O milho é a cultura mais indicada para locais de solos mais férteis e clima mais favorável e com alta tecnologia, enquanto que o sorgo, que contém 80% a 90% do valor energético do milho, tem sido indicado para locais de solos pobres, sujeitos a veranicos ou próximos de centros urbanos.

Que características uma forragem precisa ter para produzir um bom feno?

“Os principais fatores que determinam a escolha de uma planta para ser fenada são: produtividade, tolerância ao corte, capacidade de rebrota, qualidade nutricional e a facilidade de secagem”, afirma Juliano Ricardo Resende, professor do Curso a Distância CPT Produção de Feno para Uso na Propriedade e Comercialização.

Como devem ser as características das plantas forrageiras para produção de silagem?

Para a produção de silagem, pode-se utilizar uma grande variedade de gramíneas e leguminosas. Embora o milho seja considerado a silagem-padrão, o girassol é uma planta adaptada a diversos climas por ser resistente ao frio e ao calor, além de uma grande quantidade de matéria seca.

Como é o processo de fenação?

Existem, basicamente, três etapas do processo de fenação:

  • Corte. O corte consiste em acoplar um trator ou, de forma manual, com uma roçadeira, separar a forragem do solo, ou seja, cortar a forrageira para que ela comece seu processo de secagem. ...
  • Espalhamento. ...
  • Enfardamento.

Quais são os tipos de silagem?

O milho permite produzir três tipos de silagem: de planta inteira, da espiga e do grão úmido. A forma mais utilizada é a silagem de planta inteira, quando a planta é triturada em fragmentos de 1 a 2 centímetros e armazenada em local seco, livre da entrada de ar.

Como fazer uma boa silagem?

Para que a silagem feita sem o auxílio de máquinas fique bem compactada, primeiro forre com saco plástico o interior de um latão que tenha a abertura compatível com a do silo tipo bag. Em seguida, à medida que a forragem for sendo colocada no recipiente, pisoteie para que a compactação ocorra de forma eficiente.

Como é feito o processo de silagem?

É chamada silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o process de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação.

Como fazer uma boa silagem de milho?

A produção de uma silagem de milho de boa qualidade passa por três fases importantes:

  1. Plantio e condução agronômica;
  2. Colheita e ensilagem;
  3. Desensilagem e fornecimento.

O que causa mofo na silagem?

A presença de ácido butírico na silagem é indicativa de fermentação inadequada, ou seja, é indicativa de perda do valor nutritivo da silagem. ... Sendo assim, após a abertura do silo, diariamente, deve-se descartar as partes estragadas (escuras, podres) e as partes com presença de mofo (fungadas).

Qual o tempo que fica uma silagem?

24 meses

Como conservar a silagem?

PS: Há diversas formas de armazenamento de silagens, em silos de superfície mais indicados para altos volumes, em bags ou tubos plásticos, em silos trincheira, silos subterrâneos que foram comuns no passado e praticamente não existem mais, devido à complexidade de enchimento e retirada do material.

Como armazenar capim-elefante?

O local de armazenamento deve ser livre de umidade, bem ventilado e sem incidência direta de radiação solar sobre o feno e esse não deve ser colocado diretamente sobre o piso, pois poderá ocorrer transferência de umidade para a forragem. Feno de capim-elefante armazenado em sacos de ráfia ou plástico.

Qual a melhor silagem para gado de corte?

Primeiramente, é preciso ressaltar que há três principais vegetações utilizadas para a silagem para gado de corte: milho, sorgo e capim-elefante. O milho tem sido mais utilizado em função da alta produção de matéria seca por hectare, além de ser um alimento bastante energético.

Quantos quilos de silagem de milho Um boi come por dia?

de 12 a 22 kg