EQST

Precisa Fazer IRPF De Falecido?

Precisa fazer IRPF de falecido?

A declaração só é obrigatória se houver bens que enquadrem o falecido nas condições em que é preciso preencher o programa do IR. Familiares que perderam pessoas no ano passado, por covid-19 ou por outro motivo, precisam declarar o Imposto de Renda dos contribuintes que morreram.

Como fazer o Imposto de Renda de pessoa falecida?

As declarações de espólio devem ser apresentadas em nome da pessoa falecida, com o CPF da pessoa falecida. É preciso selecionar o código 81, relativo a espólio, no campo “natureza de ocupação” da ficha de identificação do contribuinte. O código de ocupação principal fica em branco.

Como declarar dependente falecido no IRPF?

Na ficha de "Identificação", você colocará o nome e CPF do falecido. A principal diferença em relação à declaração de quem está vivo está no campo "Ocupação principal", localizado no fim da ficha de "Identificação". Selecione o código "81 - Espólio" para deixar claro que aquela declaração é de uma pessoa falecida.

Como Fazer Declaração de Imposto de Renda 2021 de falecido?

Declaração de espólio deve ser feita a partir de 2022 Declaração Inicial de Espólio: deve ser feita no ano seguinte ao falecimento. Portanto, se a pessoa morreu em 2021, a declaração inicial de espólio deverá ser feita apenas em 2022 pelo inventariante.

Quem faleceu em 2021 precisa declarar Imposto de Renda?

Contribuintes falecidos já em 2021 e que estariam obrigados a declarar neste ano devem ter sua Declaração de Ajuste Anual do imposto de renda 2020 entregue normalmente pelo responsável por seus bens ou inventário. Ou seja, a declaração de espólio só deverá ser entregue no ano que vem.

Como Fazer Declaração de Imposto de Renda de espólio?

Identifique que a declaração é de espólio somente na ficha de “Identificação do Contribuinte”. No campo “Ocupação Principal”, preencha a “Natureza da Ocupação” com o código 81 “Espólio”. Na ficha “Espólio”, disponível na coluna esquerda do programa, preencha seu nome, CPF e endereço como inventariante.

Como declarar Sobrepartilha no Imposto de Renda?

Uma das novidades na Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2021 é a possibilidade de prestar informações de sobrepartilha sem a necessidade de retificar a Declaração Final de Espólio da Partilha enviada anteriormente, bastando, na ficha Espólio, marcar que se refere à Sobrepartilha.

Como fazer declaração de IR 2021?

Se você vai declarar pela primeira vez ou está sem o arquivo do ano passado, selecione "Iniciar declaração em branco". Informe seu nome e CPF. Outra opção é a declaração pré-preenchida, que pode ser feita no programa ou direto na internet.

Como fazer declaração de espólio 2021?

Na hora de declarar, o inventariante selecionará, na aba "Nova" da página inicial do programa, o tipo "Declaração Final de Espólio". Em seguida, deve clicar em "Iniciar Declaração em Branco" e preencher o nome e o CPF do falecido.

O que é Sobrepartilha no Imposto de Renda?

Quando o CPF do contribuinte falecido já foi finalizado por meio da "Declaração Final de Espólio", mas, após um tempo, é encontrado um novo bem fica caracterizada a sobrepartilha. Caso isso aconteça, será preciso abrir uma nova declaração e, nesse caso, na ficha "Espólio", deve ser informado que é uma sobrepartilha.

Como declarar partilha de bens no Imposto de Renda 2021?

Na declaração do IR de 2021 têm de ser informados bens recebidos de processos de partilha terminados em 2020. Para fazer isso, o contribuinte precisa acessar a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e escolher o código “14 - Transferências patrimoniais - doações e heranças”.