São Luís é a capital do estado do Maranhão, que fica no Nordeste brasileiro. É famosa por ser cidade natal de um grande número de escritores importantes, como Aluísio Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha. Por conta disso, ficou conhecida como Atenas Brasileira (ou Atenas Maranhense).
Outra curiosidade: quem nasce em Salvador é soteropolitano. Essa forma adjetiva provém de Soterópolis - uma antiga cidade grega, erigida por seu imperador chamado Sotero. Sotero, em latim, é mesmo que Salvador.
A história de Roraima é muito recente, porque apesar de o Rio Branco ter sido conhecido e batizado em 1639 por Pedro Teixeira, foi somente em 1775, quase três séculos após a descoberta do Brasil, é que foi construído o FORTE SÃO JOAQUIM, marco consolidador da presença portuguesa na região.
No rio Branco foram instalados Santa Bárbara, Santa Izabel e Nossa Senhora do Carmo. No rio Uraricoera o de Nossa Senhora da Conceição e, no rio Tacutú, o de São Felipe.
"A 'Volta da Empreza' se tornou um porto comercial, o primeiro espaço urbano em uma região em que só havia seringais, por isso que dizemos que Rio Branco é a cidade mais antiga do Acre, a primeira a surgir como povoado, como espaço público, por essa função de porto comercial", afirma.
Este povoamento, decorrente da extração do leite da seringueira (Hevea brasiliensis), processou-se de forma linear-misto, localizado quase sempre às margens dos rios. ... O caráter dispersivo era devido à composição de várias colocações, com várias estradas de seringa e poucos seringueiros na colocação.
De dezembro a março, meses de verão, é o período que faz mais calor, chegando a 40 graus muitas vezes. Esses também são os meses mais chuvosos, e em geral são chuvas bem rápidas e muito fortes.
Rio Branco, a capital do Acre, comemora nesta quinta-feira (28) 135 anos da fundação.
Em novembro de 1903, Rio Branco e o plenipotenciário Assis Brasil assinaram com os representantes da Bolívia o Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil adquiriu o Acre por compra (dois milhões de libras esterlinas, ou 36 268 contos e 870 mil-réis em moeda e câmbio da época), e cedeu uma pequena faixa do então ...
Com o real intento de forçar a Bolívia a negociar, o Barão apresentou a proposta de permuta de territórios ou de compra do Acre pelo Brasil, que assumiria o compromisso de acertar-se com o Bolivian Syndicate. Ambas as propostas foram rechaçadas pela Bolívia, que se fiava no apoio norte-americano.
O Brasil arrematou o Acre da Bolívia em 1903 por uma merreca de 2 milhões (R$ 1,2 bilhão em valores atualizados), para explorar borracha por lá. Como a opção era uma guerra que a Bolívia perderia, eles toparam.