Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica, e buscando explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns.
Ainda sobre a moral, temos que, assim como a ética, a moral também não é imutável nem uniforme, porque a moral sofre diferentes influências da cultura e dos costumes locais, presentes nas mais variadas sociedades, e nas diferentes épocas.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral. ... Basicamente, ética é o comportamento individual e refletido de uma pessoa com base em um código de ética ou de conduta que deve ter aplicabilidade geral.
A ética está relacionada ao estudo fundamentado dos valores morais que norteiam o comportamento humano na sociedade, enquanto a moral são os costumes, normas, tabus e acordos estabelecidos por cada sociedade. ... Eles surgem da cultura e dos costumes de cada sociedade, portanto podem variar entre diferentes populações.
Os seis princípios clássicos da ética social dizem respeito a: Dignidade da Pessoa, Direito de Propriedade, Primazia do Trabalho, Primazia do Bem Comum, Solidariedade e Subsidiariedade.
Princípios são preceitos, leis ou pressupostos considerados universais que definem as regras pela qual uma sociedade civilizada deve se orientar. ... Amor, felicidade, liberdade, paz e respeito são exemplos de princípios universais.
-Beneficência (Diferenciar o bem e o mal, fazer caridade). Estes princípios são considerados universais, supera barreiras geográficas, culturais, económicas, legais e políticas. ... Beneficência é fazer o bem. O termo justiça, de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos.
O profissional ético é aquele que é justo, correto, adequado. Qualquer decisão que seja tomada deverá estar de acordo a valores como: Honestidade – Ser honesto em qualquer situação, mesmo quando haja a oportunidade de não o ser. ... Integridade – Ser integro é agir conforme nossos princípios, ter conduta reta.
O significado da ética social é um conjunto de regras ou diretrizes, baseadas em torno de escolhas e valores éticos, aos quais a sociedade adere. Muitas dessas regras geralmente não são ditas e, em vez disso, devem ser seguidas.