O aproveitamento e o respeito com o espaço público são fundamentais para que a sociedade possa fazer bom proveito desses locais, que, quase sempre, não possuem a devida atenção que merecem. ... Além disso, pode tirar jovens e adultos de uma situação social de risco, integrando-os à sociedade.
O espaço público não é um bem “sem dono”. Calçadas, ruas, praças e demais ambientes de convivência pública são extensão da sua casa. Cabe a cada cidadão de uma comunidade assumir o compromisso de conservá-los.
Pode-se verificar então que o lazer se destaca nas necessidades sociais, pois ele proporciona ao cidadão momentos de descontração e socialização com outros indivíduos, principalmente em espaços como parques públicos, praças e até mesmo em espaços privados como um shopping.
O espaço público é aquele de uso comum e posse de todos. ... A manutenção dos espaços públicos é de responsabilidade do município, estado ou União. Os espaços privados são de propriedade privada (pessoas ou empresas), ou seja, casas, lojas comerciais, escolas particulares, Shopping Centers.
Doméstico refere-se ao ambiente compreendido por uma casa ou lar, ou seja, um ambiente particular de um grupo restrito, geralmente familiar, podendo também ser de outro tipo (amigos, colegas de quarto, etc).
Significado de Doméstico substantivo masculino Indivíduo que realiza serviços domésticos, ligados à manutenção de uma casa, de um domicílio, mediante pagamento: empregado doméstico. expressão Animais domésticos. Animais que vivem e se criam em casa, juntamente com a família, como os cães e gatos; manso.
Relativo à casa, à família (ex.: problema doméstico; trabalho doméstico). 2. Que vive ou é criado dentro de casa ou em dependências desta (ex.: animal doméstico).
Ressalte que a moradia é um espaço privado, seus moradores decidem quem entra ou vive naquele local, o que se difere do espaço público cujo o ir e vir é livre ou com pequenas restrições de acesso. ... Explique que o lar envolve uma carga afetiva e vínculos com quem habita naquela moradia.
O espaço público é considerado como aquele espaço que, dentro do território urbano tradicional (especialmente nas cidades capitalistas, onde a presença do privado é predominante), sendo de uso comum e posse colectiva, pertence ao poder público.
Espaços públicos são todos os lugares de uso público, acessíveis e agradáveis, gratuitos e sem fins lucrativos. São todos os ambientes abertos, como ruas, calçadas, praças, jardins ou parques e ambientes fechados, como bibliotecas públicas e museus públicos.
Os espaços coletivos compreendem as áreas de uso privado que permitem em seu desenho espaços que se misturam aos de uso público.
Pode ser considerado espaço coletivo todo e qualquer local de uso comum. São locais destinados ao público, locais de encontros, circulação e permanência.
Os espaços públicos livres podem ser definidos como espaço de circulação (ruas, praças, etc.), espaços de lazer e recreação (parques urbanos), de contemplação (jardins públicos) ou de preservação (grandes parques e reservas ecológicas).
Dependendo da necessidade, podemos citar praças, parques ecológicos e quadras esportivas. Todos podem ser utilizados para o lazer, além de atividades físicas que previnem doenças crônicas.
Já a oficialização de um nome é feita através de lei municipal. Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara Municipal. ... Mas a população também pode sugerir o nome de uma pessoa que tenha sido importante para uma determinada comunidade e que ela julgue merecedora de receber uma homenagem póstuma.
O PPS descobriu que, a maioria dos espaços públicos considerados saudáveis compartilham quatro características elementares: eles são espaços acessíveis; lugares onde as pessoas desenvolvem uma atividade específica; são agradáveis e bonitos; e finalmente, são espaços de encontro e diversidade.
O espaço público é de todos e de ninguém em particular, em princípio, todos o podem usar com os mesmos direitos. Outra dimensão diz respeito à visibilidade. O aumento da visibilidade pode aumentar o carácter público do espaço, o que lhes confere um certo parentesco com os espaços do espectáculo (ASCHER, 1998, p. 174).
O espaço público é considerado como aquele espaço que, dentro do território urbano tradicional, sendo de uso comum e posse coletiva, pertence ao poder público. ... O espaço público é o lugar, acessível a todos os cidadãos, onde um público se reúne para formular uma opinião pública.
É muito importante que nosso interesse com o espaço público seja potencializado para mantê-lo, transformá-lo de forma positiva, o que é de responsabilidade de todos, que não possui dono individual e sim dono coletivo, todos nós utilizamos as ruas, utilizamos as praças e o transporte público, deveremos ter cuidados com ...
em condomínios, deve ficar longe de entradas de garagens; em praça pública, a uma distância considerável da rua e, de preferência, cercado; o parquinho infantil precisa ficar longe de rios, piscinas e lagos, principalmente se forem profundos.
O que não pode faltar em uma praça pública? Saiba aqui!
Resposta. Por mais lazer dos espaços públicos, existem uma série de medidas que podem ser adotadas, como a disponibilização de uma rede de internet pública, uma horta comunitária, plantação de árvores e flores, visando melhorar o paisagismo, campanhas encorajando as pessoas à fazer o descarte correto de resíduos.
Dois exemplos são: Um parque natural(bosque) e um shopping. Nos dois casos as alternativas seriam a construção de um desses dois, ou até mesmo os dois, isso dependeria de quem fosse responsável pela construção, no caso do parque, a prefeitura da cidade poderia construir um no bairro.
Como melhorar a qualidade de vida de um bairro?