Pode usar vrgula antes da preposiço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Na frase «O João viajou para Lisboa», o constituinte «para Lisboa» tem a função de complemento oblíquo e, uma vez que se trata de um complemento pedido pelo verbo, não poderá ser separado deste último por vírgula. (1) «Viajou, apressada e nervosamente, para Lisboa.»
Onde tem vírgula antes?
Vírgula antes de "onde" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Observe a frase: Os turistas dirigiam-se ao litoral, onde a natureza os esperava. Em um exemplo de oração sub. adjetiva restritiva, o autor utilizou a frase acima.
Quando usar vírgula antes da conjunção e?
Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”
Quando usar vírgula antes de preposição?
A vírgula poderá, ainda, ser usada estilisticamente, com o objetivo de destacar a situação descrita no sintagma preposicional, sobretudo em frase mais longas, nas quais o sintagma preposicional se encontra mais distante do núcleo verbal: (6) «Ele ofereceu aquela cadeira secular ao seu neto, com um gesto de simpatia.»
Quando usar vírgula depois de que?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.
Qual é a função da vírgula entre as orações coordenadas Assindéticas?
Oração coordenada assindética | oração coordenada sindética aditiva. # A vírgula também se faz presente quando a conjunção “e” aparece repetida várias vezes - caracterizando um recurso linguístico denominado de polissíndeto.