Quando uma dupla fugir, a outra dupla leva a mão e o valor atual dela em pontos. Exemplo: a mão está valendo 6 e uma dupla pede 10. Se a dupla adversária fugir, a dupla que pediu 10 ganha 6 pontos (o valor atual da mão). Na mão de 10 não se pode pedir truco, se uma dupla pedir ela perde o jogo automa- ticamente.
Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo. A "mão" só estará valendo 3 pontos, se um dos jogadores da dupla adversária aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de positivismo.
Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de aceitação.
Subentende-se que só quem "cortou" o baralho, poderá pedir "I PUT"antes de começar a primeira rodada, estando livre a aposta para ambos, após o início do jogo. Cotton também diz que é possível de se jogar com 3 pessoas, nesse caso, ganha a "mão" quem vencer duas rodadas ou quem vencer uma e as outras duas der empate.
Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1). ... Se a dupla adversária pedir 6, a dupla que pediu o truco deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 9, e assim por diante.
Se empatar na primeira e segunda rodadas, quem ganhar a terceira vence a mão; Se empatar na terceira rodada, quem ganhou a primeira vence a mão; Se todas as três rodadas empatarem, quem iniciou a mão vence a mão.
Se dois rivais tiverem envido ou flor, vence o que somar mais pontos (na soma, cada carta vale 10 pontos e, depois, acrescenta-se o valor de cada carta conforme o regulamento). Em seguida, o truco propriamente dito é dividido em três rodadas. Ganha quem vencer duas delas. Se for jogada normalmente, vale um ponto.
Cada jogador recebe 3 cartas, e a equipe que fizer o número de tentos, vence. Em cada rodada, os jogadores devem mostrar uma carta, e vence aquele que tiver a mais forte... Além do pedido de Truco, também existem os pedidos de Envido e Flor. Vamos falar mais sobre isso em seguida.
Esta modalidade de jogo pode ser jogada com 2 ou 4 jogadores. No jogo de 2 jogadores cada um têm suas próprias cartas, possuem seus próprios jogos na mesa e joga-se um contra o outro. Cada participante fica posicionado em pontos extremos da mesa.