Significado de Personalidade
Personalidade é o conjunto de características físicas, genéticas e sociais que encontra um indivíduo, e que fazem -lo diferente e único em comparação com outros indivíduos. Enquanto a inter-relação e da comunhão de todas estas características, geralmente estáveis, são aqueles determinado comportamento e o comportamento de uma pessoa e, porque há também, de acordo com a estabilidade dos mesmos, prevendo resposta que pode dar um indivíduo para saber qual determinada circunstância ou estímulo.
Personalidade é composto por dois elementos: temperamento e caráter, um tem uma origem genética e outro social, ou seja, ser determinada pelo ambiente em que o indivíduo vive, respectivamente. Por exemplo, quando uma pessoa tende a reagir e agir muito duramente à falha de algo ou alguém em torno dele, dizem que ele tem um temperamento, que se tornaria algo como o grau de carga emocional que põe as coisas, que pode, naturalmente, ser forte, como mencionado, ou muito mole. E, por outro lado, o personagem vai indicar o caminho através do qual agimos, nos expressamos e pensar.
Psicólogos, sempre, temos uma atenção especial à personalidade e tem sido objecto de estudo e principalmente de todo o século XX e é eficaz através de três modelos: o clínico, correlacional e experimental. O primeiro enfatiza o estudo aprofundado do indivíduo, a correlação irá abordar mais do que tudo para encontrar as diferenças individuais de realizar pesquisas em grandes amostras populacionais e, finalmente, experimental, estabelecer relações de causa-efeito através da manipulação de certa variáveis.
Definido pelo psicólogo Carl Gustav Jung oportuna na formulação de sua teoria da personalidade, existem dois tipos psicológicos básicos deste: introversão e extroversão. E mesmo se um indivíduo não é muito introvertido, nem outro é totalmente personalidades extrovertidas de pessoas tendem a ser mais ou menos influenciado por um ou outro.
Psicologia tem contribuído, e profundamente, para estabelecer avaliações ou processos de diagnóstico no campo de estudos da personalidade, e estes, na realidade prática são comumente usados, por exemplo, em ambientes de trabalho, onde são utilizados como um elemento para “testar” futuros empregados ou candidatos a um emprego. A partir de diferentes atividades, seja perguntas ou exercícios práticos (através do desenho, música ou apresentam problemas) podem ser fornecidos e determinar como a pessoa vai agir em determinadas situações, sejam elas conflitos ou não.
Também testes semelhantes usando os chamados “orientadores” que, a partir de uma série de propostas onde a pessoa que está sendo testado deve escolher qual você prefere ou definir melhor seus interesses / projeções, pode determinar a orientação para um determinado campo de estudo ou ramo artístico. Estes testes são realizados com freqüência do que os jovens nos últimos anos do ensino médio como uma maneira de encontrar ou dissipar as dúvidas e futuro emprego ou acadêmico, por exemplo, antes de entrar em uma universidade.
Dizemos que uma pessoa é introvertida quando prefere ouvir em vez de falar no caso de assistir a uma reunião, talvez também evita reuniões ou sociais, como festas ou eventos a que convida reuniões, e no caso de participar neles não é exatamente quem mais vai se destacar entre os presentes. Muito pelo contrário, é claro, é que pode ser definida como pessoa “extrovertida”: desfrutar de relações públicas e sociais, e é geralmente muito detalhado ou expressiva quando você deve (ou quer) para falar ou se expressar.
Assim, os introvertidos são aqueles que tendem a tombar e descer mais para o mundo de sentimentos e pensamentos, enquanto os extrovertidos, ao contrário daqueles, são mais permeáveis ao mundo exterior, são altamente sociais, eles gostam e estão interessados em conhecer o seu meio ambiente.