Para que serve o exame ecoendoscopia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A ecoendoscopia alta serve para diagnosticar doenças que afetam o sistema digestivo. É também recomendada para a avaliação de tumores, permitindo estadiamento.
Quem faz ecoendoscopia?
A ecoendoscopia é realizada sob sedação endovenosa por anestesista. E em casos que necessitam de biópsias, algumas medicações como anti-inflamatórios, antiagregantes plaquetários e anticoagulantes têm de ser suspensas.
Onde fazer o exame de Ecoendoscopia?
Sempre em busca de inovação, o Hospital IGESP agora oferece o novo serviço de Ecoendoscopia ou Ultrassonografia Endoscopica. Trata-se de uma moderna ferramenta de investigação de doenças ou distúrbios gastrointestinais e também alterações em alguns órgãos, como pâncreas, baço, rins, fígado e estruturas vasculares.
Quais os riscos de uma Ecoendoscopia?
Dentre os riscos na ecoendoscopia digestiva / ultrassonografia endoscópica estes são mínimos, se incluem: flebite ou equimose, devido a punção venosa; desconforto na garganta; dor leve ou distensão abdominal; leve hipertermia. O sangramento ou perfuração são complicações pouco frequentes.
Quais são as indicações para realizar uma ultrassonografia endoscópica?
As principais indicações diagnósticas são: estadiamento locoregional de neoplasias do TGI, avaliação e elucidação diagnóstica das lesões subepiteliais do TGI; lesões pancreáticas e de vias biliares; investigação de litíase/microlitíase biliar, estadiamento de endometriose, anomalias congênitas do TGI.