Para Que Serve O Exame De Eletroforese De Protena?

Para que serve o exame de eletroforese de protena

A eletroforese de proteínas é um exame que separa as proteínas do plasma do sangue em diferentes frações. Serve para investigar doenças que podem causar alteração na quantidade de proteínas circulantes no sangue, sendo um dos principais exames utilizados para diagnosticar o mieloma múltiplo.

Recupere a sua senha

Nessa fração há duas proteínas principais, a beta-2-microglobulina (BMG) e a proteína C reativa (PCR). A BMG é um marcador de atividade celular, sendo importante para detectar tumores linfocitários, por exemplo, além de poder ser utilizada na prática clínica com o objetivo de acompanhar o paciente com câncer, de modo a verificar se o tratamento está sendo eficaz. A PCR é uma proteína muito importante na identificação de infecções e inflamações, já que é a que mais sofre alteração em seus níveis.

Graduada em Medicina pela Universidade Central da Venezuela (2020). Membro titular da Sociedade Científica dos Estudantes de Medicina de sua casa de estudos (2017-2020), e secretária geral da Comissão Permanente de Atenção Integral à Saúde da referida Sociedade (2017-2018).

Aumento de gama-globulina: O aumento das proteínas da fração de gama-globulinas acontecem frente a infecções, inflamações e doenças autoimunes, como artrite reumatoide. Além disso, pode haver aumento em caso de linfoma, cirrose e mieloma múltiplo.

O tratamento inclui diГЎlise e quimioterapia.

O tratamento inclui diГЎlise e quimioterapia.

Para que a reação seja validada, é preciso que sejam visualizadas as bandas do controle positivo e que no controle negativo não seja visualizado nada, pois caso contrário é indicativo de que houve contaminação, devendo todo o processo ser repetido.

Após eletroforese, pode ser visualizado um padrão de bandas e, posteriormente, um gráfico em que é indicada a quantidade de cada fração de proteínas, sendo fundamental para o diagnóstico.

Para que serve

Eletroforese é um processo de separação de substâncias eletricamente carregadas mediante a migração diferenciada delas quando as mesmas são dissolvidas em um eletrólito, através do qual é aplicada uma corrente elétrica. Essa técnica foi descoberta em 1937, pelo bioquímico sueco Arne Tisélius, que ganhou o Prêmio Nobel em 1948 por esse trabalho. Quando essas substâncias são as proteínas sanguíneas, fala-se em eletroforese das proteínas.

Elstrom, R. (2001 October 21, Updated). Immunoelectrophoresis - serum [15 paragraphs]. MedlinePlus Medical Encyclopedia [On-line information]. Available online: http://www.nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003541.htm

A técnica separa as proteínas com base em sua carga elétrica e tamanho. A amostra é misturada com uma solução que contém um agente chamado SDS (dodecil sulfato de sódio). Este agente reveste as proteínas e evita que elas grudem umas nas outras. A mistura é então colocada em um campo elétrico, o que faz com que as moléculas de proteína carregadas negativamente se movam em direção ao eletrodo positivo (ânodo) enquanto as moléculas carregadas positivamente se movem em direção ao eletrodo negativo (cátodo).

Tem alguma dпїЅvida sobre ClпїЅnica MпїЅdica?

Tem alguma dпїЅvida sobre ClпїЅnica MпїЅdica?

No laboratório, o plasma é colocado em um gel de agarose ou acetato de celulose juntamente com um corante e o marcador de cada uma das proteínas. Em seguida, é aplicada uma corrente elétrica com o objetivo de estimular a separação das proteínas de acordo com o seu potencial elétrico, tamanho e peso molecular. Após a separação, as proteínas conseguem ser visualizadas por meio de um padrão de bandas, indicando a presença ou ausência das proteínas.

O tipo de hemoglobina é identificado por meio da eletroforese em pH específico, idealmente entre 8,0 e 9,0, sendo verificado um padrão de bandas que pode ser comparado ao padrão normal, permitindo identificar a presença de hemoglobinas anormais.

Dependendo da finalidade da eletroforese, pode ser necessária a realização de outros exames complementares, como hemograma, testes de função renal e hepática ou radiografias, por exemplo, para que o médico conclua o diagnóstico.

Separação de subgrupos de proteínas no teste de imunofixação

As proteínas são quantificadas em um aparelho específico, denominado densitômetro, em que é verificada a concentração das proteínas no sangue, sendo indicado no laudo o valor percentual e valor absoluto de cada fração proteica, além de um gráfico, que é importante para melhor compreensão pelo médico e pelo paciente do resultado do exame.

A eletroforese de proteínas é de grande importância no diagnóstico diferencial de algumas enfermidades, na avaliação da gravidade de alterações clínicas hematológicas e no diagnóstico de processos inflamatórios, gamopatias e disproteinemias. É o teste mais utilizado para investigação de anormalidades proteicas presentes no sangue. Taxas elevadas de proteínas plasmáticas ocorrem em função da hemoconcentração ou do aumento da produção de globulinas, geralmente associado a processos inflamatórios. A hemoconcentração pode ser fisiológica, em casos de contração esplênica e policitemia vera.

Quando Г© indicada

A alfa-2-globulina elevada faz suspeitar de um processo inflamatório agudo ou de síndrome nefrótica e reduzida leva a pensar numa síndrome hemolítica.

Para que é feita: a eletroforese de hemoglobina é feita para investigar e diagnosticar doenças relacionadas à síntese de hemoglobina, como anemia falciforme e doença da hemoglobina C, além de ser útil na diferenciação das talassemias. Saiba como interpretar a eletroforese de hemoglobina.

A eletroforese de hemoglobina é uma técnica laboratorial realizada para identificar os diferentes tipos de hemoglobina circulantes no sangue, sendo possível identificar a presença de doenças relacionadas à síntese de hemoglobina.

Como Г© realizado o exame de eletroforese?

A eletroforese de hemoglobina é feita a partir da coleta de uma amostra de sangue por um profissional capacitado em laboratório especializado, isso porque a coleta incorreta pode resultar em hemólise, ou seja, destruição das hemácias, o que pode interferir no resultado.

O que significa proteГ­nas Totais alta?

Elevação das proteínas totais geralmente decorre do aumento da produção de anticorpos em algumas doenças infecciosas ou em alguns tipos de câncer, em especial o mieloma múltiplo. Alguns exames permitem especificar alterações de grupos específicos de proteínas.

Para que serve o exame de globulina?

As Globulinas abrangem enzimas, anticorpos e mais de 500 outras proteínas. A determinação das Proteínas totais é um importante indicador do estado nutricional, sendo bastante útil no despiste e diagnóstico da doença hepática, doença renal e muitas outras patologias.

Como Г© feito o exame hemoglobina?

É colhida uma amostra de sangue, por meio de uma punção venosa, normalmente a mesma amostra que servirá para outros exames e que será analisada por meio de equipamentos automatizados. Se o exame for único, pode ser feito em uma gota de sangue obtida por uma lanceta de perfuração na polpa de um dedo.

O que significa proteГ­nas Totais baixa?

As principais causas de diminuição das proteínas totais são desnutrição grave, doenças hepáticas e doenças renais. Doenças hepáticas prejudicam a produção de albumina e de algumas globulinas no fígado. Determinados distúrbios renais são acompanhados de perda de proteínas na urina.

Quais os sintomas da falta de proteГ­nas no corpo?

  • Fadiga. A fadiga excessiva ou crГґnica Г© o primeiro sinal de falta de proteГ­na. ...
  • Fraqueza de cabelo e pele. Um segundo alerta sobre a falta de proteГ­na no corpo Г© queda ou enfraquecimento do cabelo. ...
  • Perda de massa muscular. Um terceiro sintoma estГЎ relacionado aos mГєsculos. ...
  • Doente com frequГЄncia. ...
  • DigestГЈo problemГЎtica.
17 de out. de 2016