O desenvolvimento social é um conceito que engloba diversas áreas e aspectos da sociedade, buscando promover melhorias nas condições de vida das pessoas e na qualidade de vida como um todo. Trata-se de um processo contínuo e complexo, que envolve ações e políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades sociais, o fortalecimento das relações comunitárias e a garantia dos direitos humanos.
O desenvolvimento social é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Quando há investimentos em políticas públicas de desenvolvimento social, é possível reduzir a pobreza, promover a inclusão social, garantir o acesso aos serviços básicos e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os Restaurantes Populares têm por objetivo ampliar a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizados socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional; e também promover a alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares regionais.
No que se refere ao conceito de desenvolvimento social, pode-se dizer que se faz referência ao desenvolvimento económico e humano com vistas ao bem-estar. Isso implica melhorar a qualidade de vida das comunidades mais pobres do planeta. O Banco Mundial (BM), agência dependente das Nações Unidas que financia planos de desenvolvimento sustentável em todo o mundo, trabalha com esse objetivo.
Para melhor entender as suas necessidades e desenvolver estratégias, esta instituição estabeleceu um diálogo direto com as organizações indígenas. Além disso, preparou estudos analíticos com a sua participação. Já foram observados alguns resultados positivos em comunidades da Ásia, África e América do Sul.
Para fazer os seus diagnósticos, os analistas devem medir indicadores de bem-estar e pobreza, levando em conta o contexto do país e as suas políticas. Os indicadores são medidos em grupos vulneráveis com base no seu nível de rendimento, origem étnica, sexo e idade, entre outros critérios. Assim, fatores como emprego, preços, acesso a bens e serviços ou impostos são tidos em consideração. Para preparar corretamente essas análises de risco, o Banco Mundial publicou um guia que unifica os critérios metodológicos.
Progredir é um conjunto de ações do governo federal para promover a autonomia, por meio da geração de emprego e renda, das famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O desenvolvimento social é um processo complexo e contínuo, que envolve ações e políticas públicas voltadas para a melhoria das condições de vida das pessoas e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para que isso seja possível, é necessário investir em políticas públicas de desenvolvimento social, promover a inclusão social, garantir o acesso aos serviços básicos e fortalecer as relações comunitárias.
Embora o bem-estar social seja o que se aspira no desenvolvimento social, ele tem uma importante carga de subjetividade própria de cada indivíduo, ou seja, o que para mim é bem-estar para o outro pode não ser ou vice-versa. Há um conjunto de fatores que contribuem com sua concretização e que ainda com as subjetividades do caso, são muito mais comuns nas diferenças.
Cabe destacar que, desde o ano da sua fundação (1958), o Banco Mundial desenvolveu 13.499 projetos em 173 países. Entre abril de 2020 e 2021, comprometeu mais de 157.000 milhões de dólares, a maior resposta da entidade a uma crise em toda a sua história.
Além disso, o desenvolvimento social busca fortalecer as relações comunitárias e promover a participação ativa da população na tomada de decisões que afetam suas vidas. Isso é fundamental para construir uma sociedade mais democrática e inclusiva, onde todos tenham voz e sejam ouvidos.
Coordenado pela Secretaria de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania, e mediante parcerias públicas e privadas, o Progredir atua de forma conjunta e integrada em três eixos:
Em suma, o Banco Mundial tem vindo a oferecer, desde há décadas, apoios para aliviar os efeitos da desigualdade nas regiões mais pobres do planeta. Os seus critérios básicos são favorecer o desenvolvimento económico sustentável e a participação das comunidades no desenho do seu futuro.
O desenvolvimento social abrange diferentes aspectos da vida em sociedade, como a educação, saúde, moradia, trabalho, segurança, cultura, lazer, entre outros. Todos esses elementos são interligados e influenciam diretamente na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento de uma sociedade como um todo.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2014). Conceito de Desenvolvimento Social. Em https://conceitos.com/desenvolvimento-social/. São Paulo, Brasil.
A Sustentabilidade com foco na dimensão social é um assunto que está cada vez mais em alta. Isso porque os brasileiros têm se mostrado mais conscientes de sua responsabilidade social. Considerando o tripé da Sustentabilidade, os eixos econômico e ambiental possuem mais ações desenvolvidas. O primeiro deles, o tripé econômico, é amplamente discutido, uma vez que o lucro e a busca por resultados financeiramente positivos são fundamentais para a manutenção do negócio. Já o eixo ambiental também vem se desenvolvendo com a criação de programas/ações que preservam os nossos recursos naturais essenciais para a produção de bens e serviços empresariais. É necessário, portanto, ampliar a promoção e atuação relacionada ao eixo social.
O principal objetivo do desenvolvimento social é promover a melhoria das condições de vida das pessoas, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade social. Isso inclui a redução da pobreza, a garantia dos direitos humanos, o acesso à educação de qualidade, à saúde, à moradia digna, ao trabalho decente, entre outros.
O Banco Mundial fornece financiamento a diferentes governos para realizar uma série de projetos em benefício do desenvolvimento de grupos desfavorecidos. Para financiá-los, esse órgão exige que os estados cumpram uma série de políticas ambientais e sociais.
Ao promover o desenvolvimento social, estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática, onde todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e qualidade de vida. É um desafio, mas também uma responsabilidade de todos nós.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.
As diretrizes da instituição são conhecidas sob o nome genérico de Políticas de Salvaguarda. A estes foi adicionado um novo conjunto de estratégias chamado Marco Ambiental e Social. Atualmente, ambos os planos genéricos funcionam simultaneamente e definem os critérios para aprovação do financiamento de projetos.