Atrovent solução para nebulização é indicado para o tratamento de manutenção do broncoespasmo (falta de ar repentina) associado à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui bronquite crônica (inflamação dos canais das vias respiratórias) e enfisema (doença pulmonar crônica que destrói a estrutura dos pulmões e geralmente afeta pessoas que fumam há muito tempo).
A dose recomendada e a duração do tratamento de Atrovent devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas vão depender da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.
Essa apresentação deve ser diluída em soro fisiológico e administrada por meio da inalação, de preferência em aparelhos de inalação, também conhecidos como aparelhos de nebulização. Para isso é necessário seguir os seguintes passos:
A solução aerossol do medicamento é comercializada com o nome Atrovent N e é encontrada em embalagens contendo um bocal e um frasco com 10mL, o que é equivalente a 200 doses. É recomendada para inalação oral e de uso adulto e pediátrico a partir dos 6 anos de idade.
Dilua a dose recomendada em solução fisiológica até um volume final de 3-4 mL. A solução deve ser nebulizada e inalada até ser totalmente consumida. Para isso, use aparelhos de nebulização disponíveis no mercado. Em casos em que há oxigênio instalado, pode ser usado um fluxo de 6 a 8 litros/minuto, ou a critério médico.
Não é recomendada a administração de Atrovent em combinação com outro medicamento anticolinérgico (como atropina) por muito tempo. Medicamentos beta-adrenérgicos (como fenoterol, salbutamol, isoxsuprina, piperidolato e terbutalina) e derivados de xantina (como aminofilina e bamifilina) podem aumentar o efeito dilatador sobre os brônquios causado por Atrovent.
Deve-se ter cuidado para não permitir o contato do aerossol com os olhos. Atrovent N é aplicado dentro da boca e controlado manualmente, por isso o risco de o medicamento entrar em contato com os olhos é baixo.
Se você se esquecer de uma dose e não apresentar nenhum sintoma, use a próxima dose de Atrovent no horário habitual. Mas, se esquecer de tomar uma dose e surgirem sintomas respiratórios, administre uma nova dose e procure um médico para determinar um novo plano de tratamento.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem conhecimento do seu médico.
Exclusivo Atrovent N: O recipiente do aerossol se encontra sob pressão e não deve ser forçado, exposto a temperaturas acima de 50 ºC ou congelado. O frasco, mesmo vazio, não deve ser perfurado. Guarde em ambiente ventilado.
Cada dose (puff) da solução pressurizada para inalação (aerossol) contém 20 mcg de brometo de ipratrópio, correspondentes a 16,1 mcg de ipratrópio e a 21 mcg de brometo de ipratrópio monoidratado.
Atrovent es un medicamento de marca para el bromuro de ipratropio, un compuesto que sirve para ampliar las vías aéreas y permitir la entrada de aire a los pulmones durante la inhalación. Por ende, se utiliza en ciertos casos en los que la respiración se da con dificultad.
A porção da dose depositada nos pulmões atinge rapidamente a circulação (dentro de minutos). A excreção renal cumulativa (0-24 horas), do composto inalterado é de aproximadamente 46% de uma dose administrada por via endovenosa, abaixo de 1 % de uma dose oral e cerca de 3-13% de uma dose inalada. Baseado nestes dados, a biodisponibilidade sistêmica da dose oral e da dose inalada de brometo de ipratrópio é estimada em 2% e entre 7-28%, respectivamente.
La presentación más popular de este medicamento es la solución para nebulización de 20 ml. El precio más económico lo encontrarás en Farmacia Vita, donde ofrecen esta presentación por $738.00. En cambio, la caja de 10 unidades de las ampolletas de 2 ml cuesta $751.00.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Atenção: este produto é um medicamento que possui nova forma farmacêutica no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.