E a viagem fica completa se você incluir as praias vizinhas no roteiro: a região forma o cenário perfeito para fazer sua viagem pela Rota Ecológica dos Milagres ser inesquecível.
Praia do Marceneiro (em Barra de Camaragibe): casa da famosa (e linda) Capela dos Milagres e onde tem o rio que divide Milagres e Passo de Camaragibe. O local é mais deserto e tem um cenário lindo com coqueirais, ficando ainda mais belo com o pôr do sol.
Praia do Toque: o destaque aqui são as piscinas naturais, acessíveis por jangadas. A praia é mais vazia e muito bem preservada.
Porto Mar | ficando a apenas 100 metros da Praia de Porto da Rua, essa pousada tem um clima bem gostoso e acomodações confortáveis, sem falar dos espaços verdes que são perfeitos para relaxar após um dia de praia. Confira valores.
Assim como as outras piscinas naturais da Rota Ecológica dos Milagres, essa também não seria diferente: águas cristalinas, incríveis formações de corais e vários peixes para admirar.
Considerada uma das mais aconchegantes e indicadas para passeios em família, a Praia da Barra do Camaragibe é formada pelo encontro do mar com o rio Camaragibe.
Uma curiosidade: ao pegar o carro alugado nos falaram que é muito comum roubarem a placa dos carros na região, não sei porquê. O fato é que na estrada tinha pouquíssimas placas de sinalização, talvez tenham sido roubadas também…
No dia em que marcamos o ensaio, o clima não ajudou muito e ela fez a gentileza de remarcar para o dia seguinte. Nossa intenção, além de fazer fotos românticas, era mostrar, também, as belezas de São Miguel dos Milagres.
Por fim, indico também conhecer outras praias incríveis nas cidades vizinhas, consideradas as melhores praias do nordeste ou até do país, como, por exemplo, a Praia do Patacho, Praia de Lages, Barra de Camaragibe e Maragogi.
O caminho, sem paradas, dura cerca de 2h. Mas, as paradas são altamente recomendadas, se puder, reserve bastante tempo para conhecer pelo menos algumas das praias que citamos no caminho.
Carro | São aproximadamente 94 km de trajeto (cerca de 2h direto). Você começa pela Rodovia AL-101. passando pelas praias de Jatiúca, Ipioca, Paripueira e por Barra de Santo Antônio. A partir daí, dobre à esquerda na AL-413, pegando a AL-105 e AL-430 logo em seguida, em direção a Passo do Camaragibe. Após isso, você vai voltar para a AL-101 (também chamada de Rota Ecológica) até Barra do Camaragibe. Então é só pegar a reta até chegar em São Miguel dos Milagres.
Areia clara, mar azul esverdeado, piscinas naturais e imponentes coqueirais: essa é a vista de quem vai até a Praia do Patacho. Ela é localizada a 15 minutos do povoado de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres.
Para quem quer comer bem sem sair das praias, uma boa dica são os beach clubs ou os restaurantes das próprias acomodações, pois em ambas opções há cardárpios bem elaborados. Inclusive, algumas pousadas abrem os restaurantes para quem não é hóspede também. Além disso, a praia de Porto da Rua e a praia de São Miguel dos Milagres são outras regiões com mais opções de onde comer em Milagres.
Com 17 unidades, entre chalés e suítes, as acomodações da Pousada do Toque, situada na Praia do Toque, contam com ar-condicionado, frigobar, camas king size, varanda com redes, entre outras vantagens.
Antes mesmo de conquistar a sua fama de águas mornas e cristalinas, o povoado também teve um comércio açucareiro e foi considerado o maior produtor de coco quando ainda fazia parte de Porto de Pedras.
Fique de olho na Tábua de Marés, a planilha que explica sobre as oscilações da maré ao longo do dia. Temos um post completo sobre o assunto – clique aqui para entender melhor sobre a tábua de marés e saiba quando realizar sua viagem.
Encontre lugares para se hospedar nas praias de Milagres.
Veja todas as opções de aluguel de temporada em São Miguel dos Milagres.
Por ser uma cidade pequena, você pode se locomover em Milagres a pé, de bicicleta ou até se aventurar num passeio de buggy. O carro, portanto, é o meio de transporte mais prático, além das opções de transfer com agências locais que também compensam muito.