O esternocleidomastóideo é um músculo do pescoço que possui duas cabeças e, como seu nome deixa claro, tem ligação com o manúbrio do esterno (esterno-), a clavícula (-cleido) e o processo mastoide do osso temporal (-mastóideo).
Esta é uma fratura rara e mais comumente é decorrente de acidentes automobilísticos ou outro tipo de trauma direto de alto impacto. O manúbrio é a parte do osso mais comumente acometida. Devido à sua proximidade, as costelas também são comumente fraturadas. Os órgãos vitais podem também ser comprometidos.
A partir da posição anatômica, com a contração tônica mantendo a posição da coluna vertebral cervical, a contração bilateral dos músculos ECM (principalmente de suas fibras posteriores) causa a extensão da cabeça nas articulações AO, elevando o mento, como percebido na segunda imagem abaixo (B).
O sistema muscular corresponde ao conjunto de músculos presentes no corpo que permitem a realização dos movimentos, bem como garante a postura, estabilização e sustentação do corpo. Os músculos são formados por um conjunto de fibras musculares, as miofibrilas, que são organizadas em feixes e envolvidas por um tecido.
O grande dorsal ou "'latíssimo do dorso"' é um músculo que atua sobre os ombros. Têm a sua origem no processo espinhoso das vertebras T6-T12, sacro e cristas ilíacas, e a inserção distal está localizada no sulco intertubercular do úmero. A função deste músculo é de adução, rotação medial e extensão do braço.
O ramo interno do nervo acessório auxilia o nervo vago. Juntos, inervam músculos da laringe (pelo nervo laríngeo recorrente) e inervam também vísceras torácicas. Porém, as ações da raiz craniana do Nervo Acessório são indistinguíveis das ações do Nervo Vago.
O tratamento para uma cepa pode reduzir muito esses sintomas. Muitas pessoas encontram alívio com o tratamento padrão para a inflamação, como antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), compressas quentes ou frias e massagens. A fisioterapia também pode ser recomendada para dor, tensão ou lesão. O tratamento quiroprático também pode ser útil para restaurar o alinhamento adequado do pescoço e aliviar os espasmos musculares, reduzindo a tensão no músculo e ajudando-o a relaxar em sua posição normal.
Sua ação é de elevar e tracionar a pele do pescoço e do ombro, auxiliando no abaixar a mandíbula, abaixar o lábio inferior e o ângulo da boca. Além disso, possui a capacidade de ajudar na expressa facial ou mímica, do horror e surpresa na face.
O esterno se localiza superficialmente na parte anterior do tórax e é facilmente palpável abaixo da pele na linha média. O osso cobre parcialmente e protege o coração e os grandes vasos, assim como a traqueia e o esôfago.
O músculo esternocleidomastóideo está localizado na parte frontal do pescoço. Existem dois desses músculos, um de cada lado, que vão do esterno e clavículas até o lado do crânio, atrás da orelha. Os pontos inicial e final explicam o nome complexo do músculo, porque o músculo começa no esterno e na clavícula e termina no processo mastóide no crânio, criando uma forte faixa de músculo que fica em um ângulo na lateral do pescoço. O próprio músculo também é complexo, realizando uma variedade de movimentos do pescoço e da cabeça.
Ele é um músculo longo e bilateral que flexiona o pescoço tanto lateralmente como anteriormente, bem como rotaciona a cabeça contralateralmente ao lado da sua contração.
O esterno é o osso que se encontra na linha média anterior do nosso tórax e faz parte da região anterior da caixa torácica. Sua função é proteger os órgãos torácicos de traumas. É uma estrutura onde se inserem vários músculos e também é o centro em torno do qual as 10 costelas superiores se fixam direta ou indiretamente.
Algumas alterações patológicas do esternocleidomastóideo levam ao quadro clínico de torcicolo. Um exemplo clássico dessa condição é o torcicolo muscular, um espasmo tônico do esternocleidomastóideo.
Músculo masseter. Músculo temporal. Músculos pterigóideos (pterigóides) lateral e medial....Músculo masseter.
Origem | Arco zigomático e apófise temporal do osso zigomático |
---|---|
Vascularização | Artéria massetérica (ramo da artéria maxilar) |
Função | Elevação da mandíbula e ligeira protrusão |
Nota clínica | Reflexo massetérico (mandibular) |
As fibras esternais do peitoral maior e do esternocleidomastóideo se inserem na superfície anterior. A superfície posterior fornece inserção aos músculos esterno-hióideo e esternotireóideo. O ligamento esternopericárdico superior conecta o pericárdio (que fica na parte superior do mediastino médio) ao manúbrio. A borda inferior do manúbrio articula-se com o corpo do esterno no ângulo esternal, também conhecido como ângulo de Louis, encontrada ao nível da borda inferior da vértebra T4. O segundo par de cartilagens costais se insere no ângulo esternal. O segundo espaço intercostal pode ser palpado em ambos os lados dessa projeção e é o local para ausculta da área pulmonar e aórtica, à esquerda e à direita, respectivamente.
O músculo esternocleidomastóideo é um músculo de duas cabeças. A cabeça esternal se origina do manúbrio do esterno, e a cabeça clavicular, da porção média da clavícula. A sua inserção ocorre no processo mastoide do osso temporal e na linha nucal superior do osso occipital.