Mas neste artigo vamos falar como é formado o sistema urinário, sobre as funções dos rins, sobre a gravidade das doenças renais e como os rins são importantíssimos para nosso sistema corporal.
O rim de um adulto tem o formato de um grão de feijão bem grande, podendo medir entre 10 a 13 centímetros e pesar entre 120 a 180 gramas. O sangue chega aos rins pelas artérias renais e depois de circular pelos rins, o sangue retorna ao sistema circulatório através das veias renais.
O túbulo reto proximal (ou ramo descendente espesso) estende-se até à medula. Ambas as partes são compostas por epitélio cúbico simples, rico em mitocôndrias e microvilosidades (bordadura em escova). Esta morfologia encontra-se adaptada à função de absorção e secreção do túbulo proximal. Mais de metade da água e das moléculas previamente filtradas são devolvidas ao sangue (reabsorvidas) pelos túbulos proximais.
O fluxo sanguíneo glomerular é regulado por um mecanismo de feedback, em que a mácula densa responde aos altos níveis de cloreto de sódio no filtrado, libertando substâncias químicas vasoconstritoras. Estes produtos químicos causam a vasoconstrição da arteríola aferente, diminuindo assim a pressão glomerular e, por sua vez, a taxa de filtração. Este sistema mantém uma pressão quase constante dentro dos néfrons (nefrónios). A pressão arterial sistêmica é regulada pelo sistema renina-angiotensina-aldosterona. Uma baixa pressão sanguínea sistêmica, reconhecida pelos barorreceptores, faz com que as células granulares justaglomerulares secretem uma enzima chamada renina. A renina, por sua vez, ativa o sistema renina-angiotensina-aldosterona, elevando a pressão arterial sistêmica através das ações da angiotensina e da aldosterona.
Ambos os ramos são compostos por epitélio pavimentoso (escamoso) simples. As células têm poucas organelas, poucas ou nenhumas microvilosidades, e baixa capacidade de secreção. Os dois segmentos trabalham em paralelo com os capilares dos vasos retos (vasa recta) circundantes para ajustar o nível de sais no filtrado (por exemplo, sódio, cloreto, potássio) e os níveis de água. Mais especificamente, o ramo descendente é altamente permeável à água e menos permeável aos solutos, enquanto que o ramo ascendente é o oposto. Alguns autores consideram a alça (ansa) de Henle como sendo sinônimo de alça (ansa) do néfron (nefrónio), enquanto que outros autores consideram que a alça (ansa) de Henle engloba o túbulo reto proximal, a alça (ansa) do néfron (nefrónio) e o túbulo reto distal.
Cada rim é formado por milhares de pequenas unidades filtradoras chamadas de néfrons. O néfron é uma estrutura tubular que se inicia numa porção dilatada denominada cápsula de Bowman. No interior da cápsula de Bowman existe uma rede de pequenos capilares que formam o glomérulo de Malpighi. Os capilares do glomérulo desembocam em um duto coletor que recolhe as substâncias filtradas. Esses dutos se ligam a outros canais, formando estruturas maiores, que acabam por formar um duto único, chamado de ureter.
O glomérulo é a principal unidade de filtração do rim. Ele é formado por uma rede de pequenos vasos sanguíneos (capilares) contidos dentro de um saco fechado, chamado de cápsula de Bowman. O espaço dentro da cápsula que envolve o glomérulo é chamado de espaço de Bowman. Os glomérulos encontram-se na porção inicial de cada néfron.
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
USMLE™ is a joint program of the Federation of State Medical Boards (FSMB®) and National Board of Medical Examiners (NBME®). MCAT is a registered trademark of the Association of American Medical Colleges (AAMC). NCLEX®, NCLEX-RN®, and NCLEX-PN® are registered trademarks of the National Council of State Boards of Nursing, Inc (NCSBN®). None of the trademark holders are endorsed by nor affiliated with Lecturio.
O controle e a regulação da pressão arterial sanguínea também é funções dos rins. Cabe a eles controlar a concentração de sódio e principalmente a quantidade de líquidos no nosso corpo. Quando há falhas e estas funções não são efetuadas corretamente pelos rins, uma das consequências é o aumento da pressão sanguínea.
Os rins são órgãos retroperitoneais emparelhados do sistema urinário. A sua função é filtrar o sangue e produzir urina. Cada rim consiste de um córtex, uma medula e cálices. Os néfrons (nefrónios) são as principais unidades funcionais do rim, responsáveis pela remoção de resíduos metabólicos e excesso de água do sangue. Neste artigo, vamos explorar a microanatomia de um néfron (nefrónio) e aprender como sua função se relaciona com suas características histológicas.
O corpúsculo renal é o aparelho de filtração do néfron (nefrónio). Cada corpúsculo é composto por dois elementos principais: o glomérulo e a cápsula glomerular (de Bowman). O glomérulo é uma rede de capilares formados por ramos da artéria renal (arteríolas aferente e eferente).
Gostou deste artigo? Tem alguma dica ou sugestão? Deixe nos comentários que iremos responder e se puder compartilhe com seus amigos e familiares. Essas dicas são importantes para que as pessoas conheçam cada vez mais o seu corpo.
A principal diferença entre eles é que o epitélio do túbulo distal tem microvilosidades menos desenvolvidas. Ocorrem aqui reabsorção e secreção, embora em menor grau do que no túbulo proximal. Dado o número elevado de mitocôndrias, os túbulos retos distais podem reabsorver substâncias úteis (eletrólitos) e secretar resíduos remanescentes por transporte ativo. De particular interesse é a reabsorção de sódio, sob regulação da aldosterona.
A função do néfron (nefrónio) é manter a homeostasia dos fluidos corporais, excretando produtos indesejados na urina. A anatomia de néfron (nefrónio) é especializada em criar urina a partir do sangue através de 4 atividades principais: filtração, reabsorção, secreção e excreção.