O ator Paulo Gustavo, que morreu nesta terça-feira (4), aos 42 anos, após complicações da Covid-19, era totalmente apaixonado pela família. O artista não abria mão de estar sempre ao lado da mãe, Déa Lúcia (a Dona Hermínia da ficção), da irmã, Juliana, do pai, Júlio, e do marido, o dermatologista Thales Bretas, com quem teve os filhos Gael e Romeu, de um ano.
Segundo eles, a dificuldade de Romeu para ingerir o leite fazia com que a alta demorasse ainda mais para chegar. "Ele tinha que mamar 50 ml para ir embora. E ele mamava 7, 8, 12…", lembrou Paulo Gustavo. O segundo filho, Gael, nasceu três dias depois que o irmão chegou em casa. O nascimento foi anunciado com entusiasmo por Paulo e Thales em seus perfis no Instagram. "Queremos viver e aproveitar ao máximo cada momento, cada passo, cada conquista de nossos filhos e nossa, enquanto casal e família", escreveram.
Paulo Gustavo falou sobre a genética dos filhos, Gael e Romeu, durante um bate-papo com Sabrina Sato no YouTube no dia 3 de fevereiro de 2021. "Geneticamente, Romeu é do Thales e Gael é meu. Foram duas barrigas. A gente fez alguns embriões: cinco embriões com o meu sêmen e cinco com o do Thales. A gente inseminou um de cada um em cada barriga. O que tem a covinha é o Gael, que é o meu gene. Ele tem um fogo como eu tenho. E Romeu é igual ao Thales: carinhoso, romântico, chora, fica querendo abraçar o irmão... E Gael sai correndo", explicou.
Enquanto seguiam suas vidas no Brasil, eles acompanhavam a dupla gestação que acontecia na Califórnia, nos Estados Unidos. Mais uma vez, eles levaram um susto. Enquanto o ator se preparava para entrar em cena com a mãe, Déa Lúcia, na peça Filho da Mãe, que estrelaria em Curitiba, recebeu a notícia de que o primeiro filho, Romeu, havia nascido. "Vamos fazer esse show, mãe. Em homenagem ao Romeu, tem que dar tudo certo", disse ele no momento.
Obrigado pelo carinho de todos. Estaremos sempre juntos.” Paulo Gustavo e Thales Bretas se casaram em uma cerimônia no Parque Lage, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 20 de dezembro de 2015, após pouco mais de um ano de namoro.
A produção resgatava, principalmente, a faceta de intérprete de Déa Lúcia, mãe de Paulo, que foi cantora na noite e tinha até um grupo. No palco e acompanhando de um grupo de músicos, mãe e filho contaram causos e cantaram clássicos da música popular brasileira. Como sempre, o artista se apresentou para uma plateia lotada.
Thales Bretas também se declarou ao marido nas redes sociais. "A data de hoje vai sempre me lembrar do dia mais feliz da minha vida! Mas todo dia é dia de comemorar o dia em que te conheci e o dia em que escolhemos nos amar, nos respeitar, nos cuidar, nos ajudar, nos unir, nos completar...", escreveu o médico na ocasião.
Quando questionado pela repórter do Fantástico sobre a paternidade, Paulo brincou. "É uma delícia, mas eu estou virando Dona Hermínia já, né?", em referência à personagem que interpretou nos filmes da franquia Minha Mãe é uma Peça.
Mas os bebês morreram após um parto prematuro. No dia 16 de dezembro de 2017, o ator deu a triste notícia aos seus seguidores na rede social: "Gente, gostaria de dividir com vocês um momento superdifícil! Na semana passada, a mamãe de aluguel entrou em trabalho de parto no meio da gestação, quando os bebês ainda não eram viáveis! Infelizmente não será dessa vez! Estamos muito tristes, mas fortes e acreditamos que tudo isso tem algum porquê que saberemos mais para frente! Eu e Thales somos muito jovens, saudáveis e nos amamos muito! Portanto, vamos começar tudo de novo ano que vem! Seremos pais, mas um pouco mais para frente! Fiquem com Deus e voltamos muito em breve com boas notícias! Obrigado pelo carinho de todos vocês! Deus no comando sempre! Paulo Gustavo e Thales Bretas".
Paulo também relembrou como foi o processo para trazer as crianças ao Brasil. "A gente teve eles em San Diego. Não foi no Brasil. Então, a gente esperou um tempo lá para tirar a documentação, o passaporte americano e o brasileiro. A gente teve que esperar esse tempo", contou. "O Romeu nasceu dia 3 e Gael dia 13. A gente teve que esperar um pouquinho porque dá peninha pegar avião com bebê recém-nascido. Então, a gente ficou dois meses lá. A família foi visitar a gente, então a gente teve esse períodozinho", acrescentou.
Mas nem tudo foram flores na passagem de Paulo Gustavo por BH. Naquele mesmo ano, em janeiro, o artista passou por uma experiência um pouco desagradável. Na temporada de “Minha Mãe é uma Peça” no Palácio das Artes, o ar-condicionado pifou e a luz se apagou.
O ator contou que a chegada dos filhos não mexeu com a vida íntima do casal. "Para mim é diferente porque não engravidei, não tenho útero, não tive essas coisas que vocês tiveram. Transei antes, durante, depois...Tudo normal", disse. "A única coisa que faz a gente transar mais ou menos é o dia a dia, estar muito cansado, se você não quer... E outra coisa: sete anos transando com a mesma pessoa, né? Mas aí você leva para jantar, para tomar um vinho, passeia, viaja e a coisa acontece", brincou.
Em entrevista ao Fantástico, exibida em outubro de 2019, Paulo se emocionou ao relembrar do episódio. "A cada momento na rua, a cada lugar que a gente entrava, alguém falava: 'e seus filhos?', e tínhamos que responder: 'a gente perdeu'", contou. Passado o sofrimento, o casal seguiu com a promessa e decidiu tentar novamente. Desta vez, à distância e com duas barrigas de aluguel diferentes. "A gente pegou óvulos de uma doadora, de um banco de óvulos, e fez os embriões – com o meu esperma e com o esperma do Paulo", explicou Thales.
No registro, o comediante aparecia segurando um livro intitulado ‘A Vida Não É Justa’. ‘De vez em quando isso passa pela minha cabeça nesse momento de dor’, escreveu o médico. Casado por mais de cinco anos com o ator Paulo Gustavo, o dermatologista Thales Bretas postou uma foto do casamento civil dos dois.
Paulo e Thales se casaram no dia 20 de dezembro de 2015 em uma cerimônia realizada no Parque Lage, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao contrário da maioria dos enlaces de famosos, o evento foi cercado de mistérios e não houve nenhuma foto da união divulgada na imprensa. A animação ficou por conta de Anitta, que levou seu Show das Poderosas para a festa.
Em seguida, Paulo e Thales fizeram as malas e se mudaram para o hospital, que virou sua segunda casa durante 11 dias, uma vez que o menino chegou ao mundo antes do esperado, com 35 semanas, e foi para a UTI neonatal devido a complicações respiratórias. O casal contou que até as enfermeiras se surpreendiam com a dedicação deles e recomendavam repouso. "A gente não quer descansar, queremos ir embora com ele", respondiam.
O comediante fez uma postagem na época afirmando que “até que o teatro esteja em totais condições de receber público e artista, nós não iremos mais nos apresentar nele”. E disse que realmente foi complicado encenar naquele momento e lamentou, sobretudo, o descaso com o público.
Paulo lembrou da decisão de aumentar a família. "Na época que a gente decidiu ter filho a gente sofreu preconceito: 'Ah, duas bichas, vão querer ficar brincando de boneca?'. Rolou isso, principalmente porque entra religião na história, aí o povo mistura com crença, com uma p... de coisa", opinou. "As pessoas pensam em tudo, só não pensam no seu coração, na sua vontade de ser feliz, de construir uma família. Elas fazem uma loucura na sua vida mas não pensam em quem está por trás. Eu não posto toda hora. Mas eu sofro esse tipo de coisa. Tenho medo de postar e alguém atacar. Sou meio out de internet nesse sentido", declarou.
Quando completaram um ano de casados, os dois comemoraram a data em seus perfis no Instagram. "Hoje faz um ano do dia mais feliz da minha vida! Todos os dias com você ficam mais incríveis! Você é o cara! Te respeito, te admiro e te amo! Que a nossa história sirva de inspiração para outras histórias, outras famílias e outros amores!", escreveu Paulo na legenda da foto dos dois cortando seu bolo de casamento.