Quando o Chakra Sacral está em equilíbrio, nos sentimos confiantes e sensuais. Podemos expressar nossas emoções livremente e desfrutar de nossos relacionamentos sexuais. Também somos criativos e abertos a novas experiências. No entanto, quando o Chakra Sacral está desequilibrado, podemos nos sentir emocionalmente instáveis, sexualmente reprimidos ou criativamente bloqueados. Também podemos lutar com problemas de vício ou codependência.
O Chakra Sacral está associado ao elemento água e ao seu fluxo natural. Conectar-se com a água, como um lago ou rio, ajuda a promover o equilíbrio aqui. Tomar um duche ou um banho quente também pode regular as emoções fortes.
Quando o segundo chakra está desequilibrado, causa distúrbios emocionais, redução da criatividade e obsessão por pensamentos sexuais. Uma pessoa com um chakra Svadhishthana aberto e equilibrado tem a capacidade de correr riscos e de experimentar plenamente a positividade e a compaixão.
Enquanto medita, sente-se desviando sua energia para a parte central do abdome inferior. Como cada um dos sete chakras está associado a uma cor diferente, para o chakra sacral, imagine um tom alaranjado ao redor do abdome inferior.
Shakti mudra e ushas mudra ajudam a equilibrar o chakra sacral. Esses Mudras (Gestos de Mão) estabilizam o desequilíbrio causado por diversos fatores. Usha Mudra pacifica a criatividade e a sexualidade. Shakti Mudra é praticado para melhorar o seu bem-estar físico e mental, concentrando-se na força interior.
A cura de seu segundo chakra melhorará seu bem-estar físico e emocional, mas isso não acontecerá da noite para o dia. Pratique estes exercícios regularmente para obter os melhores resultados.
As afirmações são uma forma positiva de curar a programação negativa que pode estar incorporada no subconsciente. A prática de afirmações pode reprogramar o subconsciente com uma mentalidade positiva e elevar as vibrações energéticas. Use estas afirmações do Chakra Sacral para promover a energia positiva e o equilíbrio na sua vida:
Quando o chakra sacral está bloqueado, faz sentir uma falta de controle. Vai da vulnerabilidade à incapacidade de se adaptar às progressões da vida. A maneira de expressar desejos sem reservas também impede as capacidades criativas. Além disso, ser dependente ou mutuamente dependente dos outros cria uma desigualdade mental que causa a separação de si mesmo.
As principais qualidades do chakra sacral são a expressão do potencial criativo e da sexualidade saudável. A abertura do chakra sacral supõe, na verdade, que se conseguiu libertar, em vez de reprimir suas emoções e paixões. O segundo chakra é também o símbolo da harmonia entre o masculino e o feminino, entre a lua e o sol, a noite e o dia.
Trabalho emocional: Explore suas emoções e sentimentos de forma consciente. A terapia emocional pode ajudar a liberar emoções reprimidas e promover o equilíbrio emocional.
Um indivíduo que conseguiu equilibrar o fluxo de energia de seu chakra sacral é capaz de expressar plenamente seu potencial criativo, mas também de ter uma vida sexual saudável e intensa com seu parceiro. A abertura do chakra sacral, ao mesmo tempo que permite irrigar todo o corpo de energia vital, também revive a autoconfiança, o carisma e a alegria de viver, todas qualidades que contribuem para tornar a pessoa mais atraente ou simplesmente mais amigável.
É muito importante refrescar o elemento água. Por exemplo, se tiver uma garrafa de água e a encher todos os dias, terá sempre uma fonte de água limpa. Mas se encher a garrafa e a deixar durante algumas semanas, a água pode ficar contaminada e fazer com que fique doente.
Considerando que em tudo o que você faz, seu motivo é trazer a si mesmo paz e alegria interior. Medite relaxando, não focando; focar significa que você está se estressando com alguma coisa.
Afirmações positivas: Repita afirmações positivas relacionadas ao Chakra Sacral, como “Eu sou criativo e pleno de energia” ou “Eu abraço minha sensualidade e minha expressão.”
Este significado mostra que o chakra Svadhishthana torna a pessoa consciente de sua identidade que é explorada pela criatividade de um indivíduo, emoções, desejo, karmas de busca de prazer, etc. Neste contexto, o segundo chakra é chamado de “Sede da Vida”. Também é conhecido por outros nomes como chakra do baço, chakra esplênico e chakra laranja.
O medo de deixar ir em um relacionamento com conduta entusiástica ou exagerada é uma indicação de um desequilíbrio no Chakra Sacral. Da mesma forma, influencia a associação com coisas naturais como trabalho e profissão.
O Chakra Sacral, em sua essência, é um vórtice de energia onde a criatividade e a paixão dançam em harmonia. Como um lago espelhando o calor do sol poente, ele reflete nossos desejos mais profundos e nossas emoções mais intensas.
Esta pose de ioga para o Chakra Sacral fortalece e tonifica os braços, o núcleo e as pernas, ao mesmo tempo que canaliza energia para o seu sacro. Para uma maior abertura das ancas e da virilha, pode estender a perna em direcção ao tecto. Tenha cuidado com o seu equilíbrio aqui, pois pode ficar um pouco instável.
Curar o chakra sacral envolve tomar medidas para restaurar o equilíbrio e a harmonia a esse centro de energia. Participar de atividades que promovam a criatividade, como pintura ou dança, praticar a atenção plena e a autoaceitação e buscar relacionamentos de apoio podem contribuir para o processo de cura.
O nome sânscrito Svadhishthana significa "lugar de habitação do Eu", apoiando a expansão pessoal e a exploração da sexualidade, dos desejos e da criatividade. É chamado o nosso próprio lugar porque é neste chakra que os seres humanos se estabelecem nas suas mentes, pensamentos e consciência.
O chakra sacral, localizado no baixo abdômen, é responsável pelo nosso bem-estar emocional, criatividade e nossa capacidade de nos conectar com os outros em um nível íntimo. Quando esse chakra está desequilibrado, você pode sentir uma sensação avassaladora de insegurança, falta de paixão ou inspiração e encontrar dificuldade para expressar suas emoções de maneira saudável.
O termo “Svadhisthana” significa “morada do próprio ser” em sânscrito. O Chakra Sacral está relacionado ao nosso senso de identidade pessoal, criatividade, sexualidade, emoções e energia vital. Ele é o centro da nossa expressão criativa, tanto na forma de arte como na forma de projetar nossas vidas.
Uma sexualidade satisfatória que anda de mãos dadas com um chakra sacral equilibrado, é importante não negligenciar os possíveis sintomas negativos associados a ele, a fim de elevar a consciência de alguém ainda mais alto na escada dos chakras.