Quais são as áreas de atuação da Gestão de RH?
O primeiro passo é a graduação. Além do curso de gestão em recursos humanos, várias são as opções que podem dar base para você começar a exercer a função. Alguns exemplos são as faculdades de administração, pedagogia, psicologia, serviço social e até direito.
Responsável por gerenciar as relações das pessoas com a empresa, o especialista em recursos humanos (RH) é um componente fundamental para as organizações.
A média salarial dos profissionais de RH é R$ 3.
O foco do RH é e sempre será o ser humano dentro de uma organização social chamada empresa. ... Por isso, ao se falar em gestão de pessoas, não se pode acreditar que, conhecendo apenas administração e psicologia, o gestor terá sucesso – é necessário ir além.
Capacidade de visualizar o todo Há anos o trabalho do profissional de RH tem mudado e adquirido um aspecto mais amplo e ilimitado. Todo esse novo cenário exige uma mudança de posição por parte do profissional e essa mudança inclui a habilidade de enxergar e entender situações de maneira mais abrangente.
O RH não vive só de contratações e de burocracias, mas essa é também uma parte respeitável do setor. Isso pois é ele o responsável por garantir o bom funcionamento prático da empresa, já que é o responsável por pagamentos, atestados médicos, articulação das férias dos colaboradores, demissão e contratação funcionários.
É função do RH fazer a pesquisa dos valores das remunerações e tipos de atribuições de cada cargo. De forma prática, essa ação contribui para a definição, com maior chance de acerto, do plano de cargos e salários da companhia, de forma que este seja alinhado com o mercado e atrativo para a equipe.
O RH e a comunicação interna precisam caminhar na mesma direção. O principal objetivo desse tipo de comunicação é manter cada profissional da organização informado e alinhado aos objetivos do negócio, de forma que tudo caminhe de maneira fluida.
Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. De maneira geral, melhorar a comunicação no ambiente de trabalho contribui para propor soluções, expor ideias, explicar estratégias, fazer acordos, etc, de maneira clara e objetiva.
Ao contrário do que muitos pensam, ter uma boa comunicação não significa ter um vocabulário vasto. Significa saber se comunicar para que você seja compreendido de forma eficaz e clara. E as pessoas que investem seu tempo para se dedicar a comunicação, tendem a construir níveis de confiança muito mais elevados.
8 passos para uma boa comunicação empresarial
Respeito. As pessoas estarão mais abertas para se comunicar com você se você transmitir o respeito por elas e suas ideias. Ações simples, como usar o nome de uma pessoa, fazer contato visual e ouvir ativamente quando uma pessoa fala, fará com que a pessoa se sinta apreciada.
Quando você no meio de uma conversa com muitas pessoas, em geral, você?
1 Ato ou efeito de comunicar(-se). 2 Ling Ato que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre o transmissor e o receptor, através da linguagem oral, escrita ou gestual, por meio de sistemas convencionados de signos e símbolos. 3 O conteúdo da mensagem transmitida.
A comunicação (do latim communicatio. onis, que significa "ação de participar") é um processo que envolve a troca de informações entre dois ou mais interlocutores por meio de signos e regras semióticas mutuamente entendíveis.
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
Entendendo o processo de comunicação
No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.