EQST

O Que Uma Pessoa Disciplinar?

O que é uma pessoa disciplinar?

ADJ. Pessoa que tem disciplina, que cumpre à risca aquilo que lhe foi imposto ou planejado.

O que seriam infrações ou faltas de acordo com o poder disciplinar?

Constitui infração disciplinar toda a ação ou omissão do servidor que possa comprometer a dignidade e o decoro da função pública, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficiência dos serviços públicos ou causar prejuízo de qualquer natureza à Administração.

O que é aspecto disciplinar?

O significado da palavra "disciplinar" envolve a ideia de ensinar, instruir e tem como objetivo principal preparar a criança para alcançar competências e habilidades relacionadas à aquisição de seu autocontrole e direcionamento.

Quem pode instaurar processo administrativo disciplinar?

O servidor público que exerce suas atividades de modo ilegal, pode responder um Processo Administrativo Disciplinar – PAD. Assim, após comprovarem os atos ilícitos, você pode sofrer penalidades como advertência, suspensão e até demissão. Veja agora os detalhes!

Quais são as atitudes de uma pessoa disciplinada?

Veja as principais atitudes de uma pessoa disciplinada:
  • São pessoas mais calculistas para tomarem suas decisões.
  • Não deixam pendências se acumularem ao longo do tempo.
  • Trabalham com hipóteses desfavoráveis por puro planejamento de riscos.
  • Não cativam hábitos procrastinadores e são proativas.
Mais itens...•26 de mai. de 2021

Quais são as penas do poder disciplinar?

O poder disciplinar abrange somente sanções administrativas, como por exemplo, a advertência, a multa, a suspensão e a demissão. De toda forma, não se pode esquecer que existem sanções penais e civis que podem ser aplicadas ao caso concreto, embora não façam parte do poder disciplinar.

Em quais casos se aplica o poder disciplinar?

Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

O que é uma medida disciplinar?

MEDIDA DISCILINAR É a aplicação de uma advertência, suspensão ou dispensa por justa causa ao empregado, em função de conduta que viole o Regulamento Interno, o Código de Ética e/ou outra forma de orientação escrita ou verbal, desde que esta esteja em consonância com a lei e bons costumes.

Quem julga o processo administrativo disciplinar?

Desse modo, se um servidor público federal vinculado ao executivo, após a conclusão de um processo administrativo disciplinar, for punido com a pena de demissão, o julgamento do PAD e aplicação da penalidade caberá ao Presidente da República.

Como fazer uma defesa em processo administrativo disciplinar?

Na hora de fazer a sua defesa no PAD, faça sempre um resumo com tudo o que aconteceu durante o processo. Esse resumo vai te ajudar a repassar por todos os fatos do PAD e abordar possíveis irregularidades.

Quais são as proibições impostas aos servidores públicos?

Ademais, as proibições impostas aos servidores públicos estão elencadas no artigo 117da Lei nº 8.112/90: § Ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato (inciso I); § Retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição (inciso II);

Em qual situação o poder hierárquico deve ser utilizado?

5. PODER HIERÁRQUICO (OU DECORRENTE DE HIERARQUIA) É utilizado pela Administração para que ela possa organizar, estruturar, estabelecer relações de coordenação e subordinação entre seus órgãos e seus servidores (distribuir competências internamente). A hierarquia traz a ideia de dar e receber ordens.

Quem é o poder disciplinar?

Poder disciplinar é poder que tem a Administração de apurar infrações administrativas e impor as respectivas penalidades aos seus agentes públicos e demais pessoas submetidas à disciplina administrativa.

Qual medida disciplinar tem previsão na CLT?

A Consolidação das Leis Trabalhista legitima o empregador punir o empregado, sempre que necessário, de três formas distintas: Advertência, que pode ser verbal ou escrita; Suspensão e Rescisão do Contrato de Trabalho por Justa Causa.

Quem pode aplicar medida disciplinar?

A legislação trabalhista autoriza o empregador a aplicar medidas disciplinares a seus empregados sempre que estes agirem de forma a descumprir as obrigações previstas no contrato de trabalho, devendo a punição ter como fundamento algumas das faltas graves expressamente previstas na CLT.