O que uma leso Endodontica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As lesões endodôntico-periodontais ou endo-periodontais, são caracterizadas por envolverem simultaneamente a polpa e o periodonto. Uma vez que, tanto a patologia periodontal quanto a pulpar tem evoluções próprias.
Qual a principal conduta clínica a ser feita para diferenciar uma lesão periodontal endodôntica de uma lesão endodôntica periodontal?
A sondagem periodontal é um exame complementar que sempre deve ser realizado, pois ajuda no diagnóstico diferencial das doenças endodônticas e periodontais. Nas lesões endodônticas os defeitos de sondagem são mais estreitos, profundos e se estendem, na maioria das vezes, até o ápice.
Como é feito o tratamento da endodontia?
A endodontia ou tratamento de canal é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido semelhante a um fio que fica no interior do dente. Depois que a polpa danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço restante é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento sela o canal radicular.
Quando indicar tratamento endodôntico?
O tratamento endodôntico, que consiste na pulpectomia, no preparo biomecânico e na obturação dos canais radiculares, tem indicação quando as alterações pulpares degenarativas estão avançadas ou levaram a polpa à necrose total (PORDEUS; PAIVA, 2014).