EQST

O Que Uma Fundaço Superficial?

O que é uma fundação superficial?

As fundações superficiais são elementos em que a carga é transmitida ao terreno pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

Quais são as fundações superficiais?

Existem três tipos de fundações rasas: as sapatas, divididas em isolada e corrida, o radier e o bloco de fundação. Em todos esses métodos é necessário fazer uma escavação do solo e para conferir a resistência é preciso utilizar um dos materiais de construção civil mais conhecido, o concreto.

O que são fundações superficiais e profundas?

As fundações rasas geralmente são utilizadas em obras relativamente mais simples — como a construção de residências. Já as fundações profundas são utilizadas em obras mais complexas, como na construção de grandes pontes e edifícios, por exemplo.

O que são sapatas superficiais?

Sapatas. As sapatas são o tipo mais comum de fundações rasas no Brasil. Elas são elementos de fundação de concreto armado, e geralmente são executas em solos que apresentam uma boa capacidade de carga ainda nas camadas superficiais.

Qual parâmetro define a fundação como rasa ou profunda?

Basicamente a definição de fundação rasa está ligada a profundidade de assentamento do elemento de fundação em questão. De acordo com a norma ABNT NBR 6122:2019, as fundações rasas consistem nos elementos de fundação dos quais a base está assentada em uma profundidade inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

O que são fundações superficiais do ponto de vista geotécnico?

Questão 13 – O que são Fundações Superficiais e Fundações Profundas do ponto de vista geotécnico? ... FUNDAÇÃO SUPERFICIAL São elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação.

Em que casos recomendam se utilizar de fundações superficiais?

Seu uso é indicado para casos em que as sapatas ocupam cerca de 70% ou mais da área coberta pela construção ou quando se visa reduzir de maneira significativa os recalques diferenciais.

Quais os fatores que influenciam na escolha de uma fundação?

O terreno que a obra será executada é um dos fatores mais importantes na escolha das fundações, a existência ou não de lençol freático e a resistência do solo são alguns dos fatores importantes na hora da escolha da fundação.

Como saber que tipo de fundação usar?

As fundações devem ser feitas de acordo com os tipos de cargas (positiva e negativa, horizontal e vertical) que nela são aplicadas, com o tipo de solo e equipamentos disponíveis. Existem duas categorias de fundações: as rasas e as profundas.

O que é um sistema de fundação?

1) Defina o que consiste um sistema de fundação. Fundações são os elementos estruturais cuja função é transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apóia . Assim, as fundações devem ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes.