TOMADA – é tudo que a câmera registra, desde o momento em que é ligada até o momento em que é desligada. É uma noção de filmagem. Um mesmo plano pode ser filmado várias vezes, gerando, assim, várias tomadas. CORTE – é a passagem instantânea entre dois planos.
O plano-sequência é uma técnica audiovisual em que uma cena é apresentada sem cortes, geralmente para acompanhar o personagem a partir de uma única perspectiva e ao longo de toda uma ação. A prática já foi utilizada para evitar ou reduzir o trabalho (e os custos) com a edição e com a montagem dos filmes.
Os elementos que convertem uma forma de energia em outra se chamam transpositor O vídeo digital tem menos ruído do que o analógico O take é a versão de uma tomada de um vídeo.
Na maioria das vezes é o produtor, que define quais profissionais irão trabalhar no filme. Em alguns casos ele até escolhe quem será o diretor do projeto e ajuda na montagem da equipe de som, fotografia, cenário, elenco e escolhe os fornecedores.
A equipe de produção no cinema, pode ser caracterizada de três maneiras principais: O Produtor, propriamente, o Produtor Executivo, e o Diretor de Produção.
O roteirista é o profissional que cria ou adapta histórias para a realização de uma produção audiovisual de qualquer tipo: filmes, séries, novelas, peças de teatro, documentários, videoclipes, entre outras.
A arte cinematográfica possui uma capacidade de difusão entre os indivíduos, a qual pode criar diversas ideias, sentimentos, percepções a respeito das relações em que vivem, assim como, despertar algum tipo de questionamento a partir das imagens transmitidas através dos filmes.
O cinema brasileiro iniciou sua história em 1898, com a produção de documentários realizados pelos imigrantes italianos Affonso e Paschoal Segreto. Os filmes realizados logo depois também foram documentários de festas e batizados de famílias ricas. ...
O Cinema não é apenas uma forma de expressão cultural, mas também um meio de representação. Através de um filme representa-se algo, seja uma realidade percebida e interpretada, ou seja um mundo imaginário livremente criado pelos autores de um filme.
O cinema é um produto da indústria cultural. Portanto, verificar o nível de condicionamento nas escolhas dos filmes por parte do público consumidor é um instrumento para os interessados em desvendar possíveis inquietações sobre a cultura cinematográfica.
Falar sobre Cinema inteligente é falar sobre as Artes de um modo geral. Cinema é uma arte síntese, que reverenciou e reverencia muitos artistas. ... Que pena que para a maioria das pessoas ver um filme é um mero passatempo e estudar e conversar sobre cinema seja apenas um sintoma de uma personalidade lunática.