O Que Um Preconceito Social?

O que um preconceito social

No seguinte artigo de Psicologia-Online, vamos definir uma série de conceitos complexos que todos usamos em muitos contextos sociais e laborais: preconceito, estereótipo e discriminação. Explicaremos o que significa cada um deles e como diferenciá-los para que possam ser usados de forma correta e como se repercutem na sociedade atual.

Deve-se destacar que a intolerância religiosa também é passível de prisão no Brasil, entretanto, devido ao histórico racista que o nosso país tem (reflexo principalmente das marcas da escravidão no Brasil colônia), a intolerância racial é uma questão ainda mais crítica.

Como combater o preconceito social

As pessoas que são expostas a estereótipos tendem a guiar o seu comportamento em função dos mesmos, afetando o próprio rendimento. Um conceito chamado "ameaça estereotipada" explica este fenômeno. Diversos estudos concluíram que, quando um membro de um grupo minoritário é recordado de um esterótipo sobre o seu grupo, é mais provável que tenha um rendimento inferior. Uma mulher que lê um livro afirmando que as mulheres são inatamente más em matemáticas, provavelmente apresentará um resultado pior quando precise de resolver problemas matemáticos. A ameaça estereotipada é tão forte que, por vezes, as minorias nem necessitam que o estereótipo seja recordado.

Para entender como o preconceito social se relaciona com a desigualdade social, veja abaixo alguns grupos que que carregam “marcadores” que os fazem ser reconhecidos como pertencentes a um grupo e, logo, sofrer um preconceito:

Uma vez que os preconceitos estão presentes em todas as sociedades de forma complexa, como mínimo, sempre terão uma série de consequências, mesmo que de forma subtil. Por exemplo, quando as pessoas são muitos conscientes dos preconceitos dos outros em relação a elas, o preconceito social tem um efeito auto-realizável. Isso significado que as pessoas se comportam como os outros esperam que se comportem. Da mesma forma, as pessoas que têm um preconceito tratam os outros de forma diferente em função de como esperam que os demais se comportem, ou de como querem que os outros se comportem.

Relação entre preconceito, estereótipo e discriminação


Relação entre preconceito, estereótipo e discriminação

Neste contexto de autorreflexão, cabe ressaltar uma importante temática que vem sendo dialogada diariamente em todo o mundo: o preconceito e as suas terríveis consequências.

O grande problema está nessa questão, já que é a partir desse cenário que surgem as manifestações preconceituosas, fatos de intolerância e desrespeito por outras crenças, iniciando inclusive guerras (guerra santa).

O preconceitos de umas pessoas afetam outras pessoas que são objeto dos mesmos e condicionam a vida delas. Os preconceito sociais determinam o que as vítimas dos mesmos pensam sobre o mundo, as pessoas que os rodeiam, como se sentem em relação a si mesmos, ou seja, a vida em geral. O preconceito pode ter consequências individuais e sociais:

De estudante para estudante

Dessa forma, mesmo com a conscientização da população acerca do debate dos tipos de preconceito, ainda hoje lamentavelmente é possível presenciar cenas de intolerância no Brasil. Porém, é interessante destacar os avanços já conquistados, mesmo que a situação ainda esteja longe do cenário ideal.

Não deve surpreender que a discriminação seja estressante para quem a sente. Os médicos já sabem que o estresse aumenta o risco de ataques cardíacos, acidente vascular cerebral, câncer, diabetes e uma série de outros problemas médicos e de saúde durante toda a vida. Uma nova investigação sugere que o estresse relacionado com a discriminação pode ser ainda mais perigoso.

Os preconceitos sociais podem se manifestar de diversas maneiras. Embora existam vários casos explícitos, uma boa parte deles são velados, e ocorrem de modo “amigável”, o que torna o preconceito difícil de ser identificado. Veja, a seguir, alguns exemplos:

Consequências do preconceito social


Consequências do preconceito social

Consequentemente, os grandes donos dos meios de produção dominam não apenas a economia, mas a indústria cultural e o prestígio na sociedade. Assim, são comuns os preconceitos com a população mais pobre em todo o mundo.

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cientista social pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Realiza pesquisas na área da antropologia da ciência.

As religiões que historicamente mais sofrem preconceito no Brasil são as de matrizes africanas, como candomblé, umbanda e xamanismo. É importante pautar também que o ódio e o menosprezo contra o ateísmo (doutrina que nega a existência de um Deus) são igualmente considerados como preconceito religioso, uma vez que há discriminação originada pela crença humana, seja ela qual for.

Ativismo nas redes sociais: o que é, como ocorre e redação!

Portanto, os preconceitos sociais são uma pauta importante para diversos movimentos que mostram como são alvos de discriminações por conta de determinados marcadores sociais. Para entender mais da questão, veja sobre minorias.

O preconceito racial é um dos juízos pré-concebidos mais antigos do mundo, sua existência já é relatada há vários anos e suas consequências já foram diagnosticadas em diferentes períodos históricos.

O preconceito é um julgamento formado antecipadamente, caracterizado principalmente por não ter lógica ou fundamento crítico. Geralmente, ele é expresso por meio de atitudes discriminatórias, para com outras pessoas, tendências de comportamento, crenças e sentimentos.

Preconceito no Brasil

É interessante mostrar que pessoas negras são minoritárias em poder, já que, paradoxalmente, elas são a maioria numérica no país: são mais de 53% da população brasileira. Entretanto, esse também é o grupo com menor renda, taxa de escolarização ou ascensão social em comparação com os brancos.

Como já foi possível notar, os preconceitos sociais são variados. Entretanto, no artigo 3 da Constituição Federal consta que “Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Significado de preconceito

Para alcançar uma sociedade sem preconceito é preciso expor e saber identificar quais os tipos de preconceito existentes no mundo. Abaixo você verá a explicação de cada um deles:

Quer estudar mais e ficar por dentro do mundo dos vestibulares? Faça seu cadastro no Blog do Stoodi. Lá você também tem acesso a videoaulas e ainda pode testar seu conhecimento com os exercícios que a plataforma disponibiliza!

Estas expectativas de comportamento são, muitas vezes, baseadas em estereótipos. Os estereótipos são, como vimos, preconceitos excessivamente simplificados relacionados com características físicas ou de comportamento, geralmente exacerbadas, que supostamente se aplicam a cada membro desse grupo.

Como fazer a redação do Enem?

A redação do Enem é composta por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira, e cobra dos participantes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa.

O que zera uma redação de concurso?

Motivos que zeram e anulam a redação do Enem

  • Fuga ao tema. ...
  • Não atendimento à estrutura do texto dissertativo-argumentativo. ...
  • Redação em branco. ...
  • Texto insuficiente. ...
  • Textos que contenham impropérios, desenhos etc. ...
  • Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Como fazer uma boa redação para uma vaga de emprego?

10 dicas para fazer uma boa redação para entrevista de emprego

  1. Não utilize abreviações;
  2. Não faça uso de gírias;
  3. Não faça uso de termos em inglês;
  4. Não escreva de forma rebuscada ou difícil, use uma linguagem formal e simples;
  5. Evite repetições de palavras e frases, evite a redundância;
  6. Não escreva no gerúndio;

O que escrever em uma entrevista de emprego?

Durante a entrevista: o que falar

  1. Fale de si mesmo. Esse é um ponto importante da entrevista. ...
  2. Fale das suas competências. ...
  3. Fale por que você quer esta vaga. ...
  4. Fale dos seus objetivos e metas para o futuro. ...
  5. Fale dos seus empregos anteriores. ...
  6. Fale honestamente sobre seus defeitos. ...
  7. Pergunte! ...
  8. Não fale demais nem de menos.

Como se dar bem em uma entrevista de emprego online?

8 dicas para ter sucesso na entrevista online

  1. Escolha o melhor equipamento para a entrevista. ...
  2. Selecione um local adequado para a entrevista. ...
  3. Tente realizar pelo menos uma entrevista de ensaio. ...
  4. Olhe diretamente para a câmera. ...
  5. Tenha uma conversa comum. ...
  6. Fique atento ao delay e espere antes de responder.

O que falar numa entrevista de vídeo?

Informe seus objetivos, competências e realizações e ressalte suas qualidades. Por último, escolha projeto pelo qual tem bastante orgulho. Dê preferência para o que tenha relação com a vaga a que está se candidatando. Descreva-o e comente suas contribuições.